Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Rosane Ratzlaff da-
dc.contributor.advisor1Viali, Lorí-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:21Z-
dc.date.available2008-04-11-
dc.date.issued2007-12-19-
dc.identifier.citationROSA, Rosane Ratzlaff da. Dificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais : uma proposta de solução. 2007. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3312-
dc.description.resumoEste trabalho relata uma investigação que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos números racionais na Educação Básica contribui para a aprendizagem e uma maior retenção desses conceitos a médio e longo prazo. A investigação foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta série de uma escola pública de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais prazerosas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses após o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram à planilha apresentaram uma maior retenção do conteúdo. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem à vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador e também preferem esse tipo de aula apesar das condições do laboratório utilizado não ser a ideal.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399551.pdf: 1712889 bytes, checksum: 2f649a2bd7854bc1d7ffaaa761da72dc (MD5) Previous issue date: 2007-12-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12667/399551.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectNÚMEROS RACIONAIS - MÉTODOS DE ENSINOpor
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpor
dc.subjectMATEMÁTICA MODERNA - MÉTODOS DE ENSINOpor
dc.subjectNÚMEROS RACIONAIS - MÉTODOS DE ENSINOpor
dc.subjectENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADORpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDificuldades na compreensão e na formação de conceitos de números racionais : uma proposta de soluçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
399551.pdfTexto Completo1,67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.