Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3308
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ogliari, Lucas Nunes | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594117Z0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cury, Helena Noronha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:20Z | - |
dc.date.available | 2008-04-08 | - |
dc.date.issued | 2008-03-06 | - |
dc.identifier.citation | OGLIARI, Lucas Nunes. A matemática no cotidiano e na sociedade : perspectivas do aluno do ensino médio. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3308 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar as perspectivas de estudantes do Ensino Médio a respeito da Matemática no contexto da sociedade em que estão inseridos, com o intuito de compreender suas visões e opiniões a respeito dessa disciplina. A investigação realizou-se com alunos da segunda e terceira séries do Ensino Médio de uma escola pública da Grande Porto Alegre, trazendo discussões e atividades que evolveram os temas: Matemática e as Ciências, Matemática e a Sociedade e Matemática no Ensino Médio hoje, relacionados com os conteúdos estudados na escola e com o cotidiano dos alunos. Na pesquisa, utilizam-se questionários e entrevistas, assim como atividades desenvolvidas pelos participantes. O relato e a análise crítica das produções e das considerações feitas pelos alunos durante as entrevistas mostram suas dificuldades em interpretar e lidar com a disciplina em um contexto fora da escola, pois suas falas deixam transparecer uma visão superficial sobre as ações da Matemática na sociedade e nas ciências. A dissociação entre a Matemática do Ensino Médio e a Matemática do dia-a-dia está presente na formação escolar desses alunos, na medida em que não encontram uma justificativa que os convençam da necessidade e da importância da disciplina em suas vidas. O estudo traça um perfil dos participantes da investigação e suas projeções futuras a respeito da Matemática em suas vidas, discutindo-se a realidade do ensino de Matemática, especialmente sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400012.pdf: 7535667 bytes, checksum: 94ab1bb404726a01e89180c1d63ed819 (MD5) Previous issue date: 2008-03-06 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12609/400012.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A matemática no cotidiano e na sociedade : perspectivas do aluno do ensino médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
400012.pdf | Texto Completo | 7,36 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.