Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Elisângela Ribas dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266282Z3por
dc.contributor.advisor1Lahm, Regis Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707004Y5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:19Z-
dc.date.available2008-03-28-
dc.date.issued2007-12-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Elisângela Ribas dos. Curso de nivelamento a distância : um estudo de caso sobre a interação nos ambientes virtuais de aprendizagem. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3304-
dc.description.resumoA presente pesquisa analisou a proposta pedagógica de um curso de nivelamento a distância e verificou, junto aos alunos e ao professor, os aspectos positivos e negativos do curso. O estudo aconteceu em um curso de nivelamento de Química, em uma Instituição de ensino superior de Porto Alegre. O mesmo é oferecido gratuitamente através da modalidade à distância, para estudantes matriculados em cursos de graduação dessa mesma instituição. Buscou-se responder a seguinte questão: quais características pedagógicas da proposta dos cursos de nivelamento, em ambientes virtuais, favorecem a aprendizagem? A coleta de dados foi realizada através de três instrumentos: a) observações no ambiente virtual de aprendizagem, b) questionários com os estudantes, e c) entrevista com a professora do curso. Após a analise das informações obtidas, foram sugeridas pela pesquisadora algumas estratégias através de objetos de aprendizagem, como possibilidade de instigar a interação e a motivação dos estudantes nos ambientes de aprendizagem. A pesquisa teve cunho quantiqualitativo, e os dados foram considerados através da análise de conteúdo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399696.pdf: 2742619 bytes, checksum: 603fd3876755f8ed6625fb9a8aac4d61 (MD5) Previous issue date: 2007-12-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12677/399696.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subjectEDUCAÇÃO A DISTÂNCIApor
dc.subjectQUÍMICA - ENSINOpor
dc.subjectINTERATIVIDADEpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCurso de nivelamento a distância : um estudo de caso sobre a interação nos ambientes virtuais de aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
399696.pdfTexto Completo2,68 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.