Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3304
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Elisângela Ribas dos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266282Z3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lahm, Regis Alexandre | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707004Y5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:19Z | - |
dc.date.available | 2008-03-28 | - |
dc.date.issued | 2007-12-10 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Elisângela Ribas dos. Curso de nivelamento a distância : um estudo de caso sobre a interação nos ambientes virtuais de aprendizagem. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3304 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa analisou a proposta pedagógica de um curso de nivelamento a distância e verificou, junto aos alunos e ao professor, os aspectos positivos e negativos do curso. O estudo aconteceu em um curso de nivelamento de Química, em uma Instituição de ensino superior de Porto Alegre. O mesmo é oferecido gratuitamente através da modalidade à distância, para estudantes matriculados em cursos de graduação dessa mesma instituição. Buscou-se responder a seguinte questão: quais características pedagógicas da proposta dos cursos de nivelamento, em ambientes virtuais, favorecem a aprendizagem? A coleta de dados foi realizada através de três instrumentos: a) observações no ambiente virtual de aprendizagem, b) questionários com os estudantes, e c) entrevista com a professora do curso. Após a analise das informações obtidas, foram sugeridas pela pesquisadora algumas estratégias através de objetos de aprendizagem, como possibilidade de instigar a interação e a motivação dos estudantes nos ambientes de aprendizagem. A pesquisa teve cunho quantiqualitativo, e os dados foram considerados através da análise de conteúdo. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399696.pdf: 2742619 bytes, checksum: 603fd3876755f8ed6625fb9a8aac4d61 (MD5) Previous issue date: 2007-12-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12677/399696.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | por |
dc.subject | QUÍMICA - ENSINO | por |
dc.subject | INTERATIVIDADE | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Curso de nivelamento a distância : um estudo de caso sobre a interação nos ambientes virtuais de aprendizagem | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
399696.pdf | Texto Completo | 2,68 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.