Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3303
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rosa, Renata Urruth | - |
dc.contributor.advisor1 | Cury, Helena Noronha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:18Z | - |
dc.date.available | 2008-03-26 | - |
dc.date.issued | 2008-01-09 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Renata Urruth. Aprendizagem de conceitos geométricos em ambiente de geometria dinâmica : uma análise da produção de alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. 2008. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3303 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como objetivo avaliar a aprendizagem de conceitos geométricos de alunos das séries finais do Ensino Fundamental, a partir de suas produções, obtidas por meio de trabalho desenvolvido em ambiente de Geometria Dinâmica. De forma mais específica, pretende-se identificar as estratégias utilizadas pelos alunos ao se confrontarem com as situações propostas nas atividades em ambiente de Geometria Dinâmica, analisar como os alunos respondem aos questionamentos feitos durante a realização das atividades e refletir sobre como os professores avaliam a contribuição do trabalho nesses ambientes para a aprendizagem de conceitos de Geometria. Desenvolve-se a pesquisa com alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental de um colégio da rede particular de Porto Alegre. Para coletar os dados e informações, realizam-se oito atividades no Laboratório de Informática, em que os alunos fazem uso do software Cabri Géomètre II, e entrevistas com as professoras das séries citadas. Faz-se a análise dos dados por meio da categorização das respostas dos estudantes aos questionamentos feitos nos roteiros; das observações de todas as sessões de trabalho e do estudo das construções feitas pelos alunos. A entrevista realizada com as professoras de Matemática revela que estas acreditam na importância de se realizar atividades em ambientes de Geometria Dinâmica como forma de contribuir para a aprendizagem dos estudantes sobre conceitos geométricos. Conclui-se que o trabalho proposto em ambiente de Geometria Dinâmica possibilitou aos estudantes a exploração de conceitos e propriedades geométricas, a formulação de conjeturas e o confronto com suas próprias concepções acerca dos entes geométricos, à medida que validavam as estratégias utilizadas nas construções feitas por eles, frente ao dinamismo oferecido pelo Cabri Géomètre II. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399555.pdf: 1500040 bytes, checksum: c1a471f83c6c50a72c13f6bc0aa60020 (MD5) Previous issue date: 2008-01-09 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12659/399555.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL | por |
dc.subject | GEOMETRIA - ENSINO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Aprendizagem de conceitos geométricos em ambiente de geometria dinâmica : uma análise da produção de alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
399555.pdf | Texto Completo | 1.46 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.