Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3302
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Moreira, Luiz Carlos Gomes | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774832A6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Viali, Lorí | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:18Z | - |
dc.date.available | 2008-03-19 | - |
dc.date.issued | 2008-03-07 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Luiz Carlos Gomes. Planilhas convencionais e on line : um ensino comparativo para o ensino na graduação. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3302 | - |
dc.description.resumo | Este estudo centrou-se na temática das novas tecnologias de Informática para uso na Educação (graduação) e, especificamente, no uso de planilha, comparando a convencional com a planilha on-line. A primeira planilha convencional foi lançada no final de década de 70, há quase 30 anos, e desde então outras planilhas surgiram no mercado disponibilizando novos recursos e melhorias. Recentemente (junho/2006), foi lançada a planilha on-line, que é acessada via um navegador (browser) e sem custo de aquisição. O objetivo deste trabalho foi realizar um comparativo entre esses dois tipos de planilha para o ensino de Informática nos cursos de graduação de Administração e Ciências Contábeis. Foram investigadas as vantagens, desvantagens, o grau de dificuldade e o tempo de resposta de cada planilha. Também, verificaram-se os conhecimentos prévios dos alunos, referente à Informática e planilhas. A amostra envolveu 116 alunos de graduação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, divididos em quatro turmas, de uma faculdade particular situada em Porto Alegre, RS. As principais vantagens da planilha on-line apontadas pelos acadêmicos foram: publicar na Internet e compartilhar com outras pessoas a distância; o fato da planilha estar disponível na rede e não depender de um sistema operacional específico e poder ser acessada de qualquer lugar, via Internet. As principais vantagens da planilha convencional, apontadas pelos alunos foram: agilidade, praticidade, simplicidade, facilidade; confiabilidade e rapidez nas respostas e por disponibilizar vários recursos. Concluiu-se que a planilha on-line pode ser usada na graduação, como ferramenta de ensino e aprendizado, para atender necessidades não contempladas pela planilha convencional. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399422.pdf: 1692330 bytes, checksum: 372c2980ab456641d50457c48a0b22a7 (MD5) Previous issue date: 2008-03-07 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12649/399422.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | PLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO) | por |
dc.subject | INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Planilhas convencionais e on line : um ensino comparativo para o ensino na graduação | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
399422.pdf | Texto Completo | 1,65 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.