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dc.creatorPetermann, Rafael Jordan-
dc.contributor.advisor1Vargas, Fabian Luis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788515U8por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:56:24Z-
dc.date.available2007-03-13-
dc.date.issued2006-10-30-
dc.identifier.citationPETERMANN, Rafael Jordan. Modelo de mineração de dados para classificação de clientes em telecomunicação. 2006. 164 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3044-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é desenvolver um modelo completo de mineração de dados no ambiente de uma operação de telecomunicações, com foco na retenção de clientes usuários do STFC ( Serviço Telefônico Fixo Comutado). Atualmente, a manutenção da base de clientes é ponto crucial para a atuação das operadoras de telecomunicações no país. Com o surgimento de novas tecnologias de comunicação e com a popularização de acessos de banda larga e do SMP (Serviço Móvel Pessoal), as taxas de cancelamentos dos acessos de STFC exigem das operadoras que oferecem o serviço um processo consistente visando à retenção de sua planta física instalada e da receita gerada. Através da construção de um modelo de mineração de dados, formou-se um sistema visando à predição de eventos e a classificação de clientes. O evento a ser previsto é o churn (cancelamento do serviço), com base na utilização de algoritmos classificadores aplicados sobre uma base de dados real, contendo informações cadastrais, de relacionamento com o fornecedor, de consumo e faturamento. A formação do modelo de mineração de dados envolveu as etapas de análise do problema (churn), avaliação e entendimento dos dados, pré-processamento e classificação. Como algoritmos classificadores (utilizados na predição), foram estudados e utilizados três métodos: redes Neurais RBF ( Radial Basis Function), Árvores de Decisão e Classificadores Bayesianos. Os resultados obtidos validam o modelo desenvolvido, permitindo a sua utilização e aperfeiçoamento no ambiente de uma operadora de telecomunicações ou ainda como um modelo genérico de mineração de dados, passível de aplicação em diferentes segmentos envolvendo o problema da retenção e fidelização de clientespor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:56:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388093.pdf: 2571421 bytes, checksum: 24dba4cbf5ab13c6a005e3d642b95d63 (MD5) Previous issue date: 2006-10-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11421/388093.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMINERAÇÃO DE DADOS (INFORMÁTICA)por
dc.subjectTELECOMUNICAÇÕESpor
dc.subjectREDES NEURAISpor
dc.subjectREDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.titleModelo de mineração de dados para classificação de clientes em telecomunicaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

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