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dc.creatorAlcântara, Antonio Carlos Kondracki de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4426068Z7por
dc.contributor.advisor1Pich, Roberto Hofmeister-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737862E1por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:55:13Z-
dc.date.available2012-05-28-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.citationALCÂNTARA, Antonio Carlos Kondracki de. O processo de conversão a Deus pela via racional e mística. 2012. 132 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2890-
dc.description.resumoO processo de conversão a Deus, pela via racional e mística, ao ser abordado pela ótica da fé e da razão humana, é objeto de estudo tanto da filosofia, quanto da teologia. A conversão é a realização plena do ser humano, um encontro com a Verdade e o Sumo Bem, que implica uma ascensão da alma e da inteligência até Deus, percorrendo a via da renúncia ao pecado e a busca da santidade. Nesse percurso, Plotino, um filósofo pagão, a apresenta como sendo uma epistrophê; por sua vez, Santo Agostinho a identifica com a metánoia cristã. Ambas abordagens utilizam-se de uma estrutura metafísica que serve de suporte para a mística, onde é possível determinar uma aproximação entre os dois sistemas. Assim, a filosofia religiosa de Plotino vai influenciar sobremaneira o pensamento de Agostinho numa primeira etapa de sua vida, mas ele (Agostinho) a ultrapassa progressivamente, na medida em que adentra, cada vez mais, no conhecimento das Escrituras Sagradas, máxime, a leitura de São Paulo.por
dc.description.abstractThe process of conversion to God, through rational and mystical way, when approached from the perspective of faith and human reason, is studied both by philosophy and theology. Conversion is the realization of the human being, a meeting with the Supreme Good and Truth, which involves an ascent of the soul and intelligence to God, walking on the path of renunciation to the sin and the search of holiness. In this way, Plotinus, a pagan philosopher, presents it as a epistrophê; in other wise, Augustine identifies it to Christian metánoia. Both approaches make use of a metaphysical structure that serves as the support for mystic, where it is possible to estabilish a rapprochement between the two systems. Thus, the religious philosophy of Plotinus will greatly influence the thinking of Augustine in a first step of his life, but he (Augustine) progressively overcomes at the same time in wich he enters, more and more, into the knolodge of the Sacred Scriptures mainly by reading St. Paul.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:55:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 438651.pdf: 995203 bytes, checksum: f938a2a92126f0b2501e4ffbe1392846 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11945/438651.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFILOSOFIA CRISTÃpor
dc.subjectAGOSTINHO, SANTO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectPLOTINO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectDEUS (FILOSOFIA)por
dc.subjectMÍSTICApor
dc.subjectCONVERSÃO RELIGIOSApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleO processo de conversão a Deus pela via racional e místicapor
dc.typeTesepor
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