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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2787
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DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Tahim, Demetrius Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730872A2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pivatto, Pergentino Stefano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788398T4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:54:52Z | - |
dc.date.available | 2008-08-25 | - |
dc.date.issued | 2008-03-06 | - |
dc.identifier.citation | TAHIM, Demetrius Oliveira. Rosto e ética no pensamento de Emmanuel Levinas. 2008. 85 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2787 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo descrever, a partir do pensamento de Emmanuel Levinas (1906-1995), a relação com o rosto de outrem como ética. O fio condutor deste trabalho é a leitura levinasiana da idéia de infinito na qual é vislumbrada a possibilidade de descrever um evento não pautado na abertura do ser nem como representação do eu transcendental. A descrição da idéia do infinito indica a relação com algo absolutamente exterior àquele que o pensa, assim como atesta uma abissal distância entre o pensador e o pensado. Levinas utiliza-se da estrutura formal desta idéia para descrever a relação com outrem, a concretude da idéia do infinito produz-se na relação social que é mantida com o rosto de outrem. O delineamento dessa relação apresenta o eu como acolhedor deste rosto descrito como absolutamente outro. Apenas a presença de outrem interpela o eu, confrontando o seu livre e arbitrário movimento de apropriação e posse. Esta impugnação da liberdade do eu por outrem será chamada de ética e afirma a anterioridade da justiça em relação à liberdade e, destarte, a ética como anterior à ontologia. Os desdobramentos dessa relação primeira face a face serão discutidos no texto tendo como ponto de partida a história da filosofia dando ênfase, principalmente, à crítica a ontologia fundamental proposta por Heidegger. Pretende, com isso, mostrar que a relação com o rosto não se engloba na abertura do ser e, além disso, é fonte de sentido e capaz de promover a justiça na humanidade como acolhimento da diferença. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:54:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 403993.pdf: 310291 bytes, checksum: 2186c7bc59b54962d024cf93baa604c9 (MD5) Previous issue date: 2008-03-06 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11684/403993.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | FILOSOFIA FRANCESA | por |
dc.subject | LEVINAS, EMMANUEL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject | ÉTICA | por |
dc.subject | ONTOLOGIA | por |
dc.subject | OUTRO (FILOSOFIA) | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.title | Rosto e ética no pensamento de Emmanuel Levinas | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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File | Description | Size | Format | |
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