Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuzzi, Lérida Zuccarelli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4374825725369306por
dc.contributor.advisor1Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783394Y2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:53:28Z-
dc.date.available2009-12-28-
dc.date.issued2006-07-17-
dc.identifier.citationLUZZI, Lérida Zuccarelli. Efeitos da participação em oficinas de inclusão digital sobre o desempenho intelectual e depressão em idosos ativos residentes na comunidade. 2006. 73 f. Tese (Doutorado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2603-
dc.description.resumoA pesquisa trata sobre os efeitos da participação em oficinas de inclusão digital sobre o desempenho intelectual e sintomatologia depressiva em idosos ativos na comunidade.O estudo foi desenvolvido na abordagem quantitativa, na forma de estudo experimental de um só grupo. A amostra foi constituída por 32 idosos com idade entre 60 e 82 anos, com diferentes graus de escolaridade. Os dados foram coletados por meio de teste de inteligência não verbal (INV), e pelo inventário de Beck, e aos 12 meses. Os escores brutos de inteligência não verbal (fator g) e indicadores de sintomatologia depressiva tiveram diferença significativa após a intervenção, sugerindo que a mesma tem potencial para desenvolver a inteligência não-verbal e diminuir indicadores de sintomatologia depressiva. Desta forma, foi possível confirmar a tese: Há diferença significativa entre os resultados obtidos por idosos antes e depois de participarem de oficinas de inclusão digital, no teste de inteligência não verbal(fator g/INV) e no Inventário de Depressão de Beck (BDI). .por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:53:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419186.pdf: 440497 bytes, checksum: dc9abb06f8510963f16a971bb9eab22b (MD5) Previous issue date: 2006-07-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11003/419186.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentInstituto de Geriatria e Gerontologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGERIATRIApor
dc.subjectGERONTOLOGIA BIOMÉDICApor
dc.subjectENVELHECIMENTOpor
dc.subjectIDOSOSpor
dc.subjectDEPRESSÃOpor
dc.subjectINCLUSÃO DIGITALpor
dc.subjectINTELIGÊNCIApor
dc.subjectMEMÓRIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleEfeitos da participação em oficinas de inclusão digital sobre o desempenho intelectual e depressão em idosos ativos residentes na comunidadepor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
419186.pdfTexto Completo430,17 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.