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dc.creatorDalmáz, Mateus-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703222Z3por
dc.contributor.advisor1Silveira, Helder Gordim da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709083J2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:48:17Z-
dc.date.available2014-09-15-
dc.date.issued2014-08-28-
dc.identifier.citationDALMÁZ, Mateus. Democracia e concerto americano : a visão de O Cruzeiro sobre a Argentina nas relações interamericanas (1946-1966). 2014. 167 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2509-
dc.description.resumoMaior revista em tiragem e circulação no Brasil entre as décadas de 1940 e 1950, O Cruzeiro publicou uma variedade de assuntos nos seus 47 anos de existência, entre eles a política internacional. Um tema em especial chamou a atenção pela quantidade de publicações: a participação argentina nas relações interamericanas entre os anos quarenta e sessenta. O objetivo central da pesquisa é analisar a crítica do periódico sobre a Argentina no concerto internacional americano entre 1946, início do governo Perón, e 1966, queda do presidente Arturo Illia. Diante do questionamento sobre o significado simbólico das matérias, defende-se a hipótese de que as colunas e fotorreportagens do semanário cumprem a função ideológica de defesa da democracia e do concerto político e econômico continental. O exame das relações da Argentina com a América de um modo geral e com o Brasil em particular é feito com amparo no conceito de ideologia e na relação entre política e imprensa esclarecida por Martins (2010), na definição de campo jornalístico a partir de Bourdieu (1997) e na caracterização do jornalismo brasileiro por Ribeiro (2003). A metodologia segue os passos do uso da imprensa como fonte e objeto de estudo para a história conforme as orientações de Barbosa (1998), Elmir (1995) e Zicman (1985). A análise específica das fotorreportagens conta com o suporte fundamentalmente de Belting (2010), Joly (2003), Vilches (1997), Mauad e Lopes (2012). Considera-se que as ideias de democracia e de concerto americano produzidas pelos jornalistas são abrangentes, admitindo o respeito e a quebra do contrato social, no caso da primeira, o pan-americanismo estadunidense e o multilateralismo latino-americano, no caso da segunda. Percebe-se, por fim, a caracterização de duas Argentinas nas páginas revista: a de Juan Domingo Perón (em dissintonia com a concertação americana e representando um perigo ao Brasil) e a dos governos tutelados pelos militares (em sintonia com as relações interamericanas e em parceria com o Brasil).por
dc.description.abstractLargest magazine in circulation and movement in Brazil between the 1940s and 1950s, O Cruzeiro has published a variety of subjects in its 47 years of existence, including international politics. One theme in particular caught the attention about the number of publications: Argentina's participation in interamerican relations between forty and sixty years. The central objective of the research is to analyze the critical periodic over Argentina in American international concert from 1946, the beginning of the Perón s government, and 1966, end of President Arturo Illia s government. Faced with questions about the symbolic significance of the material, the argue is that the hypothesis that the columns and photo reports of the weekly meet the ideological function of defending democracy and political and economic continental concert. The examination of relations between Argentina and America in general, and Brazil in particular, is made up based on the concept of ideology and relationship between politics and the press informed on Martins (2010), in the field definition journalism on Bourdieu (1997) and the characterization of Brazilian journalism on Ribeiro (2003). The methodology follows the steps of using the media as a source and object of study for history as directed on Barbosa (1998), Elmir (1995) and Zicman (1985). The specific analysis of photo reports is supported primarily on Belting (2010), Joly (2003), Vilches (1997), Mauad and Lopes (2012). It is considered that the ideas of democracy and American integration produced by journalists are comprehensive, admitting the respect and breaking the social contract, in the first case, the U.S. Pan-Americanism and Latin American multilateralism, in the second. It is clear, finally, the featuring of "two Argentinas" in the magazine pages: that of Juan Domingo Perón (disharmony with the inter-american integration and represent a rivarly to Brazil) and protected by the military governments (in line with the relations inter-american and in partnership with Brazil).eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:48:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 461288.pdf: 4552294 bytes, checksum: bedcb8175ec09d273071eb62873872c9 (MD5) Previous issue date: 2014-08-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10686/461288.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectO CRUZEIRO (REVISTA) - HISTÓRIA E CRÍTICApor
dc.subjectIDEOLOGIASpor
dc.subjectRELAÇÕES INTERNACIONAISpor
dc.subjectARGENTINA - RELAÇÕES EXTERIORESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleDemocracia e concerto americano : a visão de O Cruzeiro sobre a Argentina nas relações interamericanas (1946-1966)por
dc.typeTesepor
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