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dc.creatorSilva, Monia Franciele Wazlawoski da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4471297E4por
dc.contributor.advisor1Heinz, Flavio Madureira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6016604770248827por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:48:12Z-
dc.date.available2014-04-24-
dc.date.issued2014-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Monia Franciele Wazlawoski da. A escola modelar e os profissionais do progresso :carreiras e recursos de diplomados da Escola de Engenharia de Porto Alegre (1899-1916). 2014. 170 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2496-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar as carreiras e recursos de diplomados da Escola de Engenharia de Porto Alegre (EEPA) entre 1899-1916. Por diplomados entende-se aqui, aqueles que concluíram algum dos cursos superiores da instituição, isto é, os Engenheiros. A EEPA, criada em 1896, está entre as primeiras instituições de formação superior do Rio Grande do Sul e representa um avanço do conhecimento técnico, pois foi a partir de sua fundação que os gaúchos aspirantes a engenheiros poderiam cursar os estudos no próprio estado, ampliando o número de profissionais na área. Apresentando-se como uma escola modelar e formadora de profissionais do progresso, alinhava-se aos governos do Partido Republicano Riograndense, pois embora fundada como iniciativa particular, recebeu diversos incentivos e auxílios, principalmente do governo estadual. De forma geral, uma série de questionamentos nortearam o desenvolvimento desta pesquisa: Quem eram os alunos da EEPA? Qual sua origem social? Como era sua formação? Tinham contato com outros países e instituições? Tinham algum tipo de envolvimento político? Como iniciaram a carreira de engenheiro? Ocuparam cargos públicos e/ou políticos? Quem fazia parte de sua rede de relações/contatos? Respostas a estes questionamentos levariam ao objetivo geral de compreender como se constituíram as carreiras dos primeiros engenheiros formados no RS. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi a prosopografia, junto às ideias de recursos e estratégia. A análise prosopográfica envolveu cento e noventa e quatro indivíduos para os quais se coletaram informações sobre suas origens e vidas familiares, sobre a formação e especialização, sobre carreiras, partido político e relações sociais. A partir desta pesquisa pode-se apurar a presença significativa de militares, políticos, proprietários de terras e comerciantes entre os pais e avôs dos diplomados para os quais se identificou a origem familiar. Notou-se o uso de estratégias matrimoniais, de vínculos de amizade e de lealdade política como recursos para a manutenção e conquista de posições sociais ou profissionais relevantes. Perceberam-se, também, alguns padrões de carreiras entre o grupo: em torno de dezessete por cento atuaram como militares; vinte e cinco por cento como docentes na EEPA; setenta por cento em carreiras públicas aqui se entendendo por cargos na administração pública e cargos políticos. Houve ainda um grupo de diplomados que exerceu atividades fora dos espaços públicos, da EEPA ou do Exército, atuando, geralmente, em empresas privadas ou como professores de outras instituições. Estas carreiras sofriam variações e, por isso, um mesmo individuo pode ter sido militar, professor e ter desempenhado algum cargo público. De modo geral, pode-se dizer que a EEPA constitui-se em uma instituição formadora de elites, e que os vínculos de afinidade entre a instituição e o PRR se estendiam até os diplomados. Isso se manifesta principalmente através da atuação destes profissionais na administração pública estadual, em especial na Secretaria de Obras Públicas, e em diferentes municípios como Engenheiros municipais e Intendentes.por
dc.description.abstractThis essay has the objective to analyze the careers and resources of the graduates from "Escola de Engenharia de Porto Alegre" (EEPA) between 1899 and 1916. By graduates we mean those who finished some of the institution major degrees, i. e. the engineers. The EEPA, founded in 1896, is one of the first college institutions on Rio Grande do Sul and represents an improvement of the technical knowledge, for it was since its foundation that the people from Rio Grande do Sul who wanted to be an engineer could study on their own state, enhancing the number of professionals in the area. Presenting itself as a "model school" and home of the "progress professionals", runs along with the "Partido Republicano Riograndense" government, although it was founded as a private initiative it received several bonus and assistances, most of all from de state government. In general, a series of questions guided this research's development: Who were the EEPA's students? Which was their social origin? How was their graduation? Had they contact with other countries and institutions? Had they some kind of political engagement? How did they begin the engineer's career? Did they have a government job and/or a political job? Who was part of their network? The answers to these questions would lead us to the general purpose of understanding how were built the careers of the first graduates in RS. This research's methodology was prosopography, allied with the ideas of resources and strategy. The prosopographical analysis implicated one hundred ninety-four individuals who had their information collected such as origin and family background, graduation and degree, career, political view and social relationship. Due to this research it's possible to find the expressive presence of army, politicians, land property owners and merchants businessmen among the graduates parents and grandparents who could be identified the family origin. Was noticed the use of marriage strategy, of friendship and political loyalty as resources to maintain and acquire social status or relevant jobs. Some careers' patterns were perceived too among the group: around seventeen percent were military; twenty-five percent were teachers in EEPA; seventy percent were in government jobs, comprehended here as the jobs in public administration and political jobs. Yet there was a group of graduates that had jobs outside the government sphere, the EEPA or the army, working most of the time in private companies or teaching in others institutions. These careers suffered changes, therefore the same individual could have been army, teacher and had a government job. In general, can be said that the EEPA is an elite maker institution, and the affinity bonds between the institution and the PRR spread even amongst the graduates. That is demonstrated mainly through the jobs of those professionals in the public state administration, especially in the Secretariat of Public Works, and in cities as the City Engineer and Managerseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:48:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 457204.pdf: 1422387 bytes, checksum: 7a3a8db798ee95e5bf7dfd2423178509 (MD5) Previous issue date: 2014-03-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10769/457204.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPORTO ALEGRE (RS) - HISTÓRIApor
dc.subjectESCOLA DE ENGENHARIA DE PORTO ALEGRE - HISTÓRIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA escola modelar e os profissionais do progresso :carreiras e recursos de diplomados da Escola de Engenharia de Porto Alegre (1899-1916)por
dc.typeDissertaçãopor
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