Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Tatiana de Lima Pedrosa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509738T9por
dc.contributor.advisor1Kern, Arno Alvarez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783144Z9por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:47:47Z-
dc.date.available2012-09-21-
dc.date.issued2012-08-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Tatiana de Lima Pedrosa. E eu, que já fui uma brasa, se assoprarem posso acender de novo : arqueologia enquanto evento na trajetória de duas pioneiras. 2012. 162 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2437-
dc.description.resumoA tese apresenta uma abordagem sob a perspectiva discursiva de duas Escolas Teóricas e Metodológicas da Arqueologia Brasileira. Dando destaque a dois expoentes na Arqueologia Brasileira: Annette Laming-Emperaire e Betty Jane Meggers. A análise discursiva aqui exposta tem como base a teoria da interpretação de Paul Ricoeur e investiga como se deu a transformação dessas duas arqueólogas em Eventos na Arqueologia Brasileira: a Escola Francesa e a Escola Americana. Partindo da dinâmica tripartite da relação texto- contexto- leitor, a discursividade aqui referendada surge da dialética Evento Significação, dado a partir do pioneirismos dessas pesquisadoras.por
dc.description.abstractThe thesis presents a discursive approach from the perspective of two Schools of Theoretical and Methodological Brazilian Archaeology. Highlighting about two exponents in Brazilian Archaeology: Annette Laming-Emperaire and Betty Jane Meggers. The discursive analysis outlined here is based on the interpretation theory of Paul Ricoeur and investigates how the transformation of these two archeologists in Events in Brazilian Archaeology was: the French School and the American School. Based on the tripartite dynamic from relationship text-reader context, the discourse referenced here comes the dialectic Event - Meaning, since from the pioneering of theses researchers.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:47:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 441735.pdf: 820132 bytes, checksum: 9e6d3e52324b16ee0e93c481f316e5e8 (MD5) Previous issue date: 2012-08-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10666/441735.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectARQUEOLOGIA - BRASILpor
dc.subjectARQUEOLOGIA - TEORIApor
dc.subjectANÁLISE DO DISCURSOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleE eu, que já fui uma brasa, se assoprarem posso acender de novo : arqueologia enquanto evento na trajetória de duas pioneiraspor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
441735.pdfTexto Completo800.91 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.