Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Karine Lima da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4592839D7por
dc.contributor.advisor1Bakos, Margaret Marchiori-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783506U6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:47:47Z-
dc.date.available2012-09-21-
dc.date.issued2012-08-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Karine Lima da. Anacronismo em charges : as análises da egiptomania. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2436-
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar algumas charges publicadas pela imprensa brasileira desde o século XIX que apresentam elementos egípcios (esfinges, pirâmides, múmias, faraós, entre outros) em sua composição, o que caracterizamos como Egiptomania, a fim de compreender esse fenômeno milenar de transculturação. Também será feito um panorama do histórico e do significado da Egiptomania, bem como as suas manifestações artísticas, aqui exemplificadas pelas charges. Como essas imagens percorrem distintas temporalidades passado e presente será necessária uma reflexão acerca do anacronismo contido em suas representações. Para essa análise optou-se pela utilização da Análise de Discurso (AD) de origem francesa, amparada pelos estudos de Eni Orlandi.por
dc.description.abstractEste estudio tiene como objetivo analizar algunas caricaturas publicadas por la prensa brasileña desde el siglo XIX que tienen elementos egipcios (esfinges, pirámides, las momias, faraones, entre otros) en su composición, que describimos como egiptomanía, con el fin de entender este fenómeno antiguo de la transculturación. También se hizo un resumen de la historia y el significado de egiptomanía, así como sus manifestaciones artísticas, aquí ejemplificado por las caricaturas. A medida que estas imágenes pasan por temporalidades diferentes pasado y presente será necesario una reflexión sobre el anacronismo que figura en sus representaciones. Para este análisis se optó por el uso de análisis del discurso (AD) de origen francés, con el apoyo de los estudios de Eni Orlandispa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:47:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 441736.pdf: 1447250 bytes, checksum: d65d3c9a3afd66ce9864ddeec0c09738 (MD5) Previous issue date: 2012-08-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10664/441736.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEGITO - HISTÓRIApor
dc.subjectCHARGEpor
dc.subjectANÁLISE DO DISCURSOpor
dc.subjectTRANSCULTURAÇÃOpor
dc.subjectIMPRENSA - BRASIL - PESQUISASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleAnacronismo em charges : as análises da egiptomaniapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
441736.pdfTexto Completo1,41 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.