Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2402
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Daniela Ribeiro | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4433326E5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Kern, Arno Alvarez | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783144Z9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:47:35Z | - |
dc.date.available | 2011-09-14 | - |
dc.date.issued | 2011-08-29 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Daniela Ribeiro. "Si soy misionero es porque canto, bailo y toco música" : para uma história social da música na Provincia Paracuaria (1609-1768). 2011. 166 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2402 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação procura sistematizar uma investigação que aborde a história social da música nas Missões Jesuíticas do Rio da Prata entre 1609 e 1768. Foram considerados aspectos de como se desenvolveu a prática musical nas missões meridionais; o papel social da música no projeto missioneiro; questões a respeito da normatização do tempo e da educação musical; e uma progressiva ascensão social dos músicos, discutindo inferências acerca do ofício artístico como forma de reconhecimento no espaço missional. Para tanto, analisou-se a consolidação político-administrativa e estrutural dos Trinta Povos como potencializadora para a diferenciação de grupos sociais naquele espaço, e a dinâmica da prática musical como catalisadora de valores e interesses para a manutenção dos povos nativos em redução. Constatou-se assim, que as incidências em documentos e na historiografia de que se tornar músico possuía um caráter de status podem se confirmar numa pesquisa de vulto, e que o ineditismo do tema pode abrir espaço para a exploração de um novo objeto de estudo | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:47:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 433429.pdf: 2714251 bytes, checksum: 13e8d2a9f5f3ff8a83b56e842167a0b1 (MD5) Previous issue date: 2011-08-29 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10544/433429.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MÚSICA - HISTÓRIA E CRÍTICA | por |
dc.subject | MÚSICA - ASPECTOS SOCIAIS | por |
dc.subject | JESUÍTAS - MISSÕES | por |
dc.subject | ASCENSÃO SOCIAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.title | "Si soy misionero es porque canto, bailo y toco música" : para uma história social da música na Provincia Paracuaria (1609-1768) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
433429.pdf | Texto Completo | 2.65 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.