Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2373
Document type: Dissertação
Title: Os negros, a constituição de espaços para os seus e o entrelaçamento desses espaços : associações e identidades negras em Pelotas (1820-1943)
Author: Silva, Fernanda Oliveira da
Advisor: Bakos, Margaret Marchiori
Abstract (native): O problema central dessa dissertação é analisar as associações negras pelotenses que permitiram a constituição de uma identidade negra positiva percebida em relação direta com o contexto relacional vivenciado em âmbito nacional e internacional. Ao abordarmos essa questão atentamos para as formas de resistência das coletividades negras em diferentes contextos relacionais. Destacamos ainda a busca por um entrelaçamento entre diferentes associações tendo como ponto em comum a identificação racial mediada pela busca por uma posição social diferenciada. Diretamente vinculado ao período do pós-Abolição almejava-se a cidadania em uma sociedade ainda muito preconceituosa racialmente. A delimitação espacial focaliza o estudo na então Vila de São Francisco de Paula a qual posteriormente foi elevada a cidade de Pelotas, localizada no extremo sul do Rio Grande do Sul, entre os anos de 1829 a 1943. O recorte cronológico de nossa pesquisa engloba desde o espaço de tempo em que se mantinham as relações escravistas. Porém, nosso enfoque maior esteve centrado no período do pós-Abolição, o qual é o pano de fundo do segundo e terceiro capítulos. Destaca-se, então, o surgimento de associações em que a identidade racial aflorou em virtude da sociedade discriminatória vivenciada em Pelotas. Dentre estas associações destacamos o surgimento dos clubes sociais negros e suas atividades em conjunto, com ênfase para o surgimento da Frente Negra Pelotense e a busca por uma identidade racial que fosse comungada por todo o grupo negro local. Dessa forma, foi possível analisar como as associações negras estavam dialogando com doutrinas e medidas políticas nacionais e locais e desenvolvendo formas alternativas de integração em que mantinham sua identidade racial, sendo possível ainda efetuar um mapeamento das lideranças negras envolvidas no associativismo negro local. Esse entrelaçamento se encaminha para a interpretação de uma rede de movimento social que já vinha desenvolvendo-se desde a última década do século XIX. A pesquisa utiliza-se de fontes documentais diversas, como relatos de viajantes; registros de associações; livros de atas; artigos de jornais; estatutos de associações, além de dados referidos por outros estudos centrados na cidade de Pelotas.
Keywords: HISTÓRIA
NEGROS - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA
NEGROS - BRASIL - HISTÓRIA SOCIAL
PELOTAS (RS) - HISTÓRIA
IDENTIDADE SOCIAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: SILVA, Fernanda Oliveira da. Os negros, a constituição de espaços para os seus e o entrelaçamento desses espaços : associações e identidades negras em Pelotas (1820-1943). 2011. 228 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2373
Issue Date: 11-Mar-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
430526.pdfTexto Completo11 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.