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dc.creatorAlmeida, Michel Willian Zimmermann de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256184E7por
dc.contributor.advisor1Fay, Cláudia Musa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784221E7por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:47:11Z-
dc.date.available2010-09-15-
dc.date.issued2010-08-19-
dc.identifier.citationALMEIDA, Michel Willian Zimmermann de. Indústria automobilística, política e desenvolvimento : os casos FNM e IBAP. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2351-
dc.description.resumoA dissertação que segue, buscou analisar a indústria automobilística brasileira entre 1953 e 1968 a partir da privatização da Fábrica Nacional de Motores e da dissolução da Indústria Brasileira de Automóveis Presidente, ambas em 1968. Suas histórias se aproximam tanto pela tentativa de aquisição da primeira pela segunda, como também a partir das estratégias utilizadas pelos opositores de ambas, a fim que causar descrença popular nestes empreendimentos através de apelos a mídia, processos jurídicos e CPIs. Para tanto, recorreu-se primeiramente a uma análise da influência deste setor na economia do Brasil ainda no período Vargas, passando em seguida para um estudo da conjuntura internacional a que estava inserida esta indústria no período proposto. Realizada estas etapas, nos remetemos novamente a realidade brasileira observando as novas possibilidades a partir da implantação do então governo revolucionário de 1964, para que por fim, fossem analisados os processos que levaram às fábricas em questão ao fim de seus ciclos. As conclusões a que se chegou, apontam para interesses não apenas economicos, mas também de ordem político-ideolígicos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:47:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425779.pdf: 2268293 bytes, checksum: 88f25badc12e9facdfc3723377c5dfb4 (MD5) Previous issue date: 2010-08-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10388/425779.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHISTÓRIApor
dc.subjectINDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICApor
dc.subjectBRASIL - HISTÓRIA ECONÔMICApor
dc.subjectECONOMIA - BRASILpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleIndústria automobilística, política e desenvolvimento : os casos FNM e IBAPpor
dc.typeDissertaçãopor
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