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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2351
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Almeida, Michel Willian Zimmermann de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256184E7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fay, Cláudia Musa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784221E7 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:47:11Z | - |
dc.date.available | 2010-09-15 | - |
dc.date.issued | 2010-08-19 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Michel Willian Zimmermann de. Indústria automobilística, política e desenvolvimento : os casos FNM e IBAP. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2351 | - |
dc.description.resumo | A dissertação que segue, buscou analisar a indústria automobilística brasileira entre 1953 e 1968 a partir da privatização da Fábrica Nacional de Motores e da dissolução da Indústria Brasileira de Automóveis Presidente, ambas em 1968. Suas histórias se aproximam tanto pela tentativa de aquisição da primeira pela segunda, como também a partir das estratégias utilizadas pelos opositores de ambas, a fim que causar descrença popular nestes empreendimentos através de apelos a mídia, processos jurídicos e CPIs. Para tanto, recorreu-se primeiramente a uma análise da influência deste setor na economia do Brasil ainda no período Vargas, passando em seguida para um estudo da conjuntura internacional a que estava inserida esta indústria no período proposto. Realizada estas etapas, nos remetemos novamente a realidade brasileira observando as novas possibilidades a partir da implantação do então governo revolucionário de 1964, para que por fim, fossem analisados os processos que levaram às fábricas em questão ao fim de seus ciclos. As conclusões a que se chegou, apontam para interesses não apenas economicos, mas também de ordem político-ideolígicos. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:47:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425779.pdf: 2268293 bytes, checksum: 88f25badc12e9facdfc3723377c5dfb4 (MD5) Previous issue date: 2010-08-19 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10388/425779.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | HISTÓRIA | por |
dc.subject | INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA | por |
dc.subject | BRASIL - HISTÓRIA ECONÔMICA | por |
dc.subject | ECONOMIA - BRASIL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.title | Indústria automobilística, política e desenvolvimento : os casos FNM e IBAP | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em História |
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