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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2348
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Márcio de | - |
dc.contributor.advisor1 | Monteiro, Charles | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784639Z3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:47:09Z | - |
dc.date.available | 2010-09-10 | - |
dc.date.issued | 2010-06-25 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Márcio de. Mágoas do violão : mediações culturais na música de Octávio Dutra (Porto Alegre, 1900-1935). 2010. 224 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2348 | - |
dc.description.resumo | Esta tese aborda e problematiza a experiência artística e a obra musical do violonista e compositor gaúcho Octávio Dutra (1884-1937). Uma das idéias centrais desenvolvidas busca relacionar os contextos de criação das suas obras à sua experiência de mediação cultural dentro do campo da música na cidade Porto Alegre. Parte-se do pressuposto de que sua formação, atuação e obra caracterizaram-se pelo diálogo entre referências populares e eruditas e pela busca de aproximações entre tradição e modernidade no contexto de um campo artístico em transformação e em vias de autonomização. Para problematizar tais questões recorre-se primeiramente a uma revisão bibliográfica nas áreas da História e da Música, com vistas a compreender como se deu a emergência e a consolidação da música popular brasileira em âmbito nacional no período investigado. Nesse sentido, aborda-se o modernismo musical, os contextos de desenvolvimento dos gêneros musicais e a experiência pioneira de músicos mediadores durante a Primeira República. No âmbito regional, busca-se compreender a experiência artística e as composições de Octávio Dutra no contexto de formação do campo musical na cidade de Porto Alegre. Nas primeiras décadas do século vinte, este compositor experienciou o processo de institucionalização do ensino musical, de modernização urbana e o surgimento de novas tecnologias sonoras. Por fim, busca-se contextualizar e interpretar historicamente a produção musical de Octávio Dutra. Neste aspecto são analisadas as questões composicionais que envolvem a diversidade e a transformação dos gêneros musicais, bem como as representações do espaço social urbano expressadas de forma explícita ou implícita no seu repertório, composto, editado e/ou gravado numa cronologia que abarca os anos de 1900 à 1935. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:47:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425647.pdf: 965959 bytes, checksum: 794201054a700986437cf5e168d9bfce (MD5) Previous issue date: 2010-06-25 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10244/425647.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MÚSICA - PORTO ALEGRE - HISTÓRIA E CRÍTICA | por |
dc.subject | MÚSICA POPULAR BRASILEIRA | por |
dc.subject | DUTRA, OCTÁVIO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.title | Mágoas do violão : mediações culturais na música de Octávio Dutra (Porto Alegre, 1900-1935) | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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425647.pdf | Texto Completo | 943,32 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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