Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAgnoletto, Taiane Caroline-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758037Y9por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Charles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784639Z3por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:46:44Z-
dc.date.available2009-04-16-
dc.date.issued2009-03-27-
dc.identifier.citationAGNOLETTO, Taiane Caroline. Um mosaico do Brasil através das fotorreportagens de José Medeiros em O Cruzeiro (1946-1962). 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2289-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo compreender o olhar de José Medeiros, o primeiro fotorepórter brasileiro a atuar na revista semanal O Cruzeiro, da rede dos Diários Associados. Abrange o período de 1946 à 1962, período em que Medeiros esteve vinculado ao periódico e produziu a maior parte de seu acervo fotográfico. Visa compreender de que forma a sociedade brasileira foi retratada por este fotógrafo neste período de intensas transformações sociais, qual a motivação para o registro dos diferentes grupos sociais brasileiros, e também o papel dessas imagens no contexto em que foram veiculadas. Para isso, tem como principais fontes e objetos de estudo as fotorreportagens publicadas na revista O Cruzeiro, no período entre 1946 e 1962. Para analisar estas imagens utilizam-se os descritores icônicos (o que aparece na fotografia) e os descritores formais (como aparece na fotografia), juntamente com o conceito de cultura visual, a partir do qual é feita a divisão dos capítulos da dissertação: visual, visível e visão. Neste momento do pós-guerra de reorganização política, econômica, social e cultural, estas fotografias estiveram presentes como parte da cultura visual da época, e circularam em grande escala pelo Brasil, através do periódico com maior tiragem do período. Também atuaram no processo de proposição de uma nova visualidade nacional, através da representação de temas em voga da época, como a identidade nacional e a reaproximação das raízes culturais brasileiras, visando assegurar espaço para todos no mosaico cultural do paíspor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:46:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 411096.pdf: 12020579 bytes, checksum: 18b93994f0029c633122b2eac0aa0420 (MD5) Previous issue date: 2009-03-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10104/411096.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFOTOJORNALISMOpor
dc.subjectBRASIL - HISTÓRIApor
dc.subjectO CRUZEIRO (REVISTA) - HISTÓRIA E CRÍTICApor
dc.subjectIMPRENSA - BRASIL - HISTÓRIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleUm mosaico do Brasil através das fotorreportagens de José Medeiros em O Cruzeiro (1946-1962)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
411096.pdfTexto Completo11,74 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.