Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2258
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Eduardo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732522H1por
dc.contributor.advisor1Fay, Cláudia Musa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784221E7por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:46:33Z-
dc.date.available2008-08-06-
dc.date.issued2008-07-24-
dc.identifier.citationSOARES, Eduardo de Souza. A máscara e o rosto de Chaplin : o anticomunismo na repercussão da filmografia política de Carlitos em Porto Alegre (1936 1949). 2008. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2258-
dc.description.resumoNesta dissertação, pretendemos analisar em que medida o anticomunismo e seus principais argumentos foram incorporados pelos mais destacados órgãos de imprensa da capital gaúcha durante a repercussão da filmografia política de Charles Chaplin em Porto Alegre. Considerando o período compreendido entre 1936 e 1949, marcado por uma série de manifestações contrárias à influência soviética nos planos nacional e internacional, acompanharemos as discutidas trajetórias de três importantes produções cinematográficas: Tempos Modernos, O Grande Ditador e Monsieur Verdoux. A profunda admiração de intelectuais como Jacob Koutzii e Paulo Fontoura Gastal não impediu que seus respectivos ciclos pelos cinemas desta cidade refletissem um sentimento de repúdio às teses supostamente comunizantes atribuídas ao seu criador, proporcionando uma série de curiosas histórias que ilustrarão as páginas deste estudo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:46:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 403506.pdf: 6033445 bytes, checksum: 4b1668c6effaab534a642f3a50dbf3e8 (MD5) Previous issue date: 2008-07-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/8115/403506.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPORTO ALEGRE - HISTÓRIA POLÍTICApor
dc.subjectANTICOMUNISMO - BRASILpor
dc.subjectCHAPLIN, CHARLES - FILMOGRAFIApor
dc.subjectCOMUNISMO - HISTÓRIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA máscara e o rosto de Chaplin : o anticomunismo na repercussão da filmografia política de Carlitos em Porto Alegre (1936 1949)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
403506.pdfTexto Completo5.89 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.