Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2258
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Soares, Eduardo de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732522H1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fay, Cláudia Musa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784221E7 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:46:33Z | - |
dc.date.available | 2008-08-06 | - |
dc.date.issued | 2008-07-24 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Eduardo de Souza. A máscara e o rosto de Chaplin : o anticomunismo na repercussão da filmografia política de Carlitos em Porto Alegre (1936 1949). 2008. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2258 | - |
dc.description.resumo | Nesta dissertação, pretendemos analisar em que medida o anticomunismo e seus principais argumentos foram incorporados pelos mais destacados órgãos de imprensa da capital gaúcha durante a repercussão da filmografia política de Charles Chaplin em Porto Alegre. Considerando o período compreendido entre 1936 e 1949, marcado por uma série de manifestações contrárias à influência soviética nos planos nacional e internacional, acompanharemos as discutidas trajetórias de três importantes produções cinematográficas: Tempos Modernos, O Grande Ditador e Monsieur Verdoux. A profunda admiração de intelectuais como Jacob Koutzii e Paulo Fontoura Gastal não impediu que seus respectivos ciclos pelos cinemas desta cidade refletissem um sentimento de repúdio às teses supostamente comunizantes atribuídas ao seu criador, proporcionando uma série de curiosas histórias que ilustrarão as páginas deste estudo. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:46:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 403506.pdf: 6033445 bytes, checksum: 4b1668c6effaab534a642f3a50dbf3e8 (MD5) Previous issue date: 2008-07-24 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/8115/403506.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PORTO ALEGRE - HISTÓRIA POLÍTICA | por |
dc.subject | ANTICOMUNISMO - BRASIL | por |
dc.subject | CHAPLIN, CHARLES - FILMOGRAFIA | por |
dc.subject | COMUNISMO - HISTÓRIA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.title | A máscara e o rosto de Chaplin : o anticomunismo na repercussão da filmografia política de Carlitos em Porto Alegre (1936 1949) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
403506.pdf | Texto Completo | 5.89 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.