Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2256
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Elones Fernando | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770072Z2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fay, Cláudia Musa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784221E7 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:46:32Z | - |
dc.date.available | 2008-07-31 | - |
dc.date.issued | 2008-07-04 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Elones Fernando. A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica. 2008. 386 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2256 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a questão da formação do piloto para a aviação comercial no contexto de sua perspectiva histórica, caracterizando e analisando a evolução do ensino aeronáutico ao longo do tempo, relacionando o perfil do atual profissional com as mudanças tecnológicas e humanísticas nas cabines dos aviões, tendo a história da VARIG como protagonista. Em uma época em que a aviação era uma sedutora aventura para espíritos despojados e determinados, e que voar era um privilégio de poucas pessoas (Flores Jr, 1997), pilotar exigia uma capacitação motora associada a uma extrema habilidade na execução das manobras aéreas. A automação tinha apenas a função de estabilizar a posição da aeronave mediante o controle das superfícies aerodinâmicas. Dentro deste contexto, apresentamos os programas de treinamentos essenciais, como os criados pela VARIG Aero Esporte (VAE), na década de trinta, que estimularam a prática do aeromodelismo e o interesse pela aviação, passando posteriormente a funcionar como centro de treinamento de pilotos. Através do presente trabalho, descrevemos, igualmente, a correspondência entre o crescimento da empresa e a busca de uma solução para a demanda causada pela necessidade de mudança do perfil, através do estudo de caso VARIG, que gerou a necessidade de aprimorar o quadro de profissionais. Culminando com abertura em 1951, da primeira turma do curso de pilotos da EVAER - Escola VARIG de Aeronáutica, juntamente com a ESVAR Escola SENAI - VARIG de Aeronáutica, direcionada à formação de mecânicos. Em 1993, com uma proposta ousada, foi criada a parceria PUCRS/VARIG, que representa a mudança de paradigma na formação e atuação dos pilotos no Brasil, na medida em que propõe que atuem além das atividades de meramente pilotar aeronaves para assumirem efetivamente o papel de comandantes do vôo, permitindo que os formandos estejam aptos a enfrentar os desafios impostos pelas constantes transformações tecnológicas. Na atualidade, o piloto é um coadjuvante deste novo cenário da aviação comercial (Billings, 1997), e a pilotagem está caracterizada por uma atividade de gerenciamento de sistemas automatizados. A qualidade de voar reside em habilidades e sentidos que devem proporcionar ao vôo uma forma de arte onde o piloto necessita possuir qualidades mínimas de conhecimento dos conceitos básicos sobre a operação. Desta forma a Tese objetiva demonstrar que o aprendizado contínuo, através da informação técnica, solidifica a execução das atividades que envolvem os afazeres do aviador, e possibilita desenvolver consciência crítica sobre estas atividades. Neste sentido, concluímos que a formação universitária procura conduzir o futuro piloto de linha aérea ao entendimento voltado para ocupação do desenvolvimento de competências e a descobrir o próprio potencial. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:46:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 403220.pdf: 6213448 bytes, checksum: 8078f61b1dcf779f51be43940f6af887 (MD5) Previous issue date: 2008-07-04 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7605/403220.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PILOTOS AÉREOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | AVIAÇÃO COMERCIAL | por |
dc.subject | AERONÁUTICA - HISTÓRIA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.title | A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
403220.pdf | Texto Completo | 6.07 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.