Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2252
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Aristeu Castilhos da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732132D8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bastos, Maria Helena Câmara | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:46:30Z | - |
dc.date.available | 2008-08-05 | - |
dc.date.issued | 2008-03-26 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Aristeu Castilhos da. O regime militar no livro didático de história do ensino médio : a construção de uma memória. 2008. 382 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2252 | - |
dc.description.resumo | A tese tem como tema o Regime Militar. A mesma investiga as idéias e as imagens que o representam nos livros didáticos de História do Ensino Médio. É constituída por três capítulos: o primeiro, a partir de uma bibliografia atualizada, quando foram empreendidos diálogos entre História, História Cultural, História da Educação e o livro didático como lócus de pesquisa. A seguir traça um panorama da realidade dos estudos, que atualmente temam o livro didático no Brasil como fonte de investigação. Também apresenta os três momentos da pesquisa, quando são explicitados os procedimentos metodológicos utilizados. O segundo, que a partir da produção historiográfica clássica e recente aborda o ensino e o livro didático de História no âmbito da Educação Brasileira. Já, o terceiro realiza um levantamento do espaço destinado pelos autores de livros didáticos para a temática investigada; também aborda a contextualização histórica, a verificação dos fatos, conceitos e análise das imagens (fotografias) que representam o Regime Militar e que acabaram por auxiliar para a sua sacralização. Por fim, chegou-se as Considerações Finais. Esse estudo conclui que em um comparativo entre os livros mais antigos (1967/1988) e os mais recentes (1995/2005) houve um crescimento qualitativo no espaço destinado à abordagem da temática. Percebe-se que não ocorreu um crescimento significativo em termos de qualidade. O mesmo acontece quando os fatos, conceitos e imagens são verificados. Espera-se que com este estudo, a referida temática torne-se objeto de maior exploração nos espaços destinados ao ensino e à pesquisa. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:46:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400558.pdf: 14074422 bytes, checksum: daf7668ace88ffa4acdfc994e2232757 (MD5) Previous issue date: 2008-03-26 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10458/400558.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO | por |
dc.subject | BRASIL - HISTÓRIA - REGIME MILITAR, 1964-1985 | por |
dc.subject | LIVROS DIDÁTICOS - AVALIAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.title | O regime militar no livro didático de história do ensino médio : a construção de uma memória | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
400558.pdf | Texto Completo | 13,74 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.