Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2252
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Aristeu Castilhos da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732132D8por
dc.contributor.advisor1Bastos, Maria Helena Câmara-
dc.date.accessioned2015-04-14T13:46:30Z-
dc.date.available2008-08-05-
dc.date.issued2008-03-26-
dc.identifier.citationROCHA, Aristeu Castilhos da. O regime militar no livro didático de história do ensino médio : a construção de uma memória. 2008. 382 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2252-
dc.description.resumoA tese tem como tema o Regime Militar. A mesma investiga as idéias e as imagens que o representam nos livros didáticos de História do Ensino Médio. É constituída por três capítulos: o primeiro, a partir de uma bibliografia atualizada, quando foram empreendidos diálogos entre História, História Cultural, História da Educação e o livro didático como lócus de pesquisa. A seguir traça um panorama da realidade dos estudos, que atualmente temam o livro didático no Brasil como fonte de investigação. Também apresenta os três momentos da pesquisa, quando são explicitados os procedimentos metodológicos utilizados. O segundo, que a partir da produção historiográfica clássica e recente aborda o ensino e o livro didático de História no âmbito da Educação Brasileira. Já, o terceiro realiza um levantamento do espaço destinado pelos autores de livros didáticos para a temática investigada; também aborda a contextualização histórica, a verificação dos fatos, conceitos e análise das imagens (fotografias) que representam o Regime Militar e que acabaram por auxiliar para a sua sacralização. Por fim, chegou-se as Considerações Finais. Esse estudo conclui que em um comparativo entre os livros mais antigos (1967/1988) e os mais recentes (1995/2005) houve um crescimento qualitativo no espaço destinado à abordagem da temática. Percebe-se que não ocorreu um crescimento significativo em termos de qualidade. O mesmo acontece quando os fatos, conceitos e imagens são verificados. Espera-se que com este estudo, a referida temática torne-se objeto de maior exploração nos espaços destinados ao ensino e à pesquisa.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:46:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400558.pdf: 14074422 bytes, checksum: daf7668ace88ffa4acdfc994e2232757 (MD5) Previous issue date: 2008-03-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10458/400558.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectHISTÓRIA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectBRASIL - HISTÓRIA - REGIME MILITAR, 1964-1985por
dc.subjectLIVROS DIDÁTICOS - AVALIAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleO regime militar no livro didático de história do ensino médio : a construção de uma memóriapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
400558.pdfTexto Completo13.74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.