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dc.creatorOliveira, Kelly de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778291A1por
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Cristina dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785859D0por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:46:28Z-
dc.date.available2008-03-13-
dc.date.issued2008-01-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Kelly de. Estudando a cerâmica pintada da tradição Tupiguarani : a coleção Itapiranga, Santa Catarina. 2008. 200 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2242-
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta o estudo de uma coleção de cerâmica pintada Tupiguarani, proveniente da região de Itapiranga, SC. O objetivo do trabalho é demonstrar, a partir da análise da decoração cerâmica, que o modo normativo como os motivos decorativos são construídos, podem indicar a existência de uma tradição cultural, que demonstra uma tendência à prescritividade mas que essa tradição cultural não é tão rígida, assinalando que ela também pode ser performativa em determinadas ocasiões. Nesse sentido, a cultura material é um bom indicador para se verificar tal possibilidade. Para tanto, os motivos decorativos analisados nessa coleção, foram comparados com outras duas coleções, Florianópolis, SC e Candelária, RS. A comparação demonstrou que, além deles serem bastante similares, havia algumas variações, muito sutis, na construção dos motivos. Cogita-se a possibilidade de que tais variações representem parcialidades étnicas entre os grupos de uma mesma tradição cultural, afastadas regionalmente. Para expressar isso se usou, neste estudo, a expressão regionalismos culturais. No entanto, para que se possam apontar os regionalismos culturais, antes é preciso compreender como as manifestações artísticas, dentro das sociedades indígenas funcionam, verificando a relação da comunidade indígena com a arte. Acredita-se que seja possível relacionar a arte da confecção e da decoração cerâmica como uma espécie de comunicação não-verbal, ou uma linguagem visual iconográfica, capaz de informar sobre como a sociedade pensa, age e compreende o mundo em sua volta.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:46:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399151.pdf: 10146373 bytes, checksum: 195e7a855cb3087d79fbd5b86d2306ef (MD5) Previous issue date: 2008-01-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10508/399151.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTUPIGUARANI - ARQUEOLOGIApor
dc.subjectREGIONALISMO - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO VISUALpor
dc.subjectCERÂMICA - HISTÓRIApor
dc.subjectARTES DECORATIVASpor
dc.subjectCULTURApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleEstudando a cerâmica pintada da tradição Tupiguarani : a coleção Itapiranga, Santa Catarinapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

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