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dc.creatorLorandi, Aline-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777138H0por
dc.contributor.advisor1Lamprecht, Regina Ritter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728488T6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:39:34Z-
dc.date.available2007-09-18-
dc.date.issued2007-12-21-
dc.identifier.citationLORANDI, Aline. Formas morfológicas variantes na gramática infantil : um estudo à luz da teoria da otimidade. 2007. 185 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2233-
dc.description.resumoA presente pesquisa se dedica ao estudo do fenômeno de regularização morfológica que envolve a sistematização, pela criança, de formas regulares aplicada a formas verbais irregulares do Português Brasileiro (PB). O universo do estudo inclui a fala de crianças monolíngües do PB, com idades entre 2:0 e 5:0 anos, residentes no Rio Grande do Sul. O estudo é motivado pela necessidade de uma explicação desse fenômeno morfológico presente na gramática infantil a partir de uma Teoria Lingüística, bem como uma descrição morfológica desses dados de fala. O objetivo é propor uma alternativa de estudo aos erros morfológicos (formas morfológicas variantes, conforme proposto neste estudo), tais como trazi, fazo e sabo, produzidos durante a aquisição da morfologia verbal, à luz da Teoria da Otimidade. Para tanto, é proposta uma análise que busque preencher a lacuna verificada nos estudos desse tipo de produção de fala, com o intuito de descrever morfologicamente e analisar, sob uma perspectiva de gramática tal como concebida pela Teoria da Otimidade, os verbos regularizados pela criança. O corpus é proveniente de um estudo transversal (Lorandi, 2004) e de estudos longitudinais (Banco de Dados Inifono CEAAL/PUCRS; Simões, 1997; e Silva, projeto em andamento) e é constituído por produções de fala espontânea, gravadas em fitas de áudio e/ou observadas pelas pesquisadoras. São 19 dados que revelam o conhecimento da criança sobre o subsistema morfológico da língua e que indicam que ela se guia por restrições de fidelidade ao radical no momento da produção de formas regularizadas. Dessa forma, acredita-se que considerações interessantes puderam ser tecidas ao longo deste trabalho, no sentido de propor uma reflexão acerca de aspectos tão valiosos da gramática da criança e da aquisição da morfologia verbal, evidenciados pela produção de formas morfológicas variantes.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:39:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 394302.pdf: 1134100 bytes, checksum: a710ae0297b2dcee4d76cb10ebe5273b (MD5) Previous issue date: 2007-12-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10346/394302.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGÜÍSTICApor
dc.subjectMORFOLOGIApor
dc.subjectFONOLOGIA - CRIANÇASpor
dc.subjectAQUISIÇÃO DA LINGUAGEMpor
dc.subjectLINGUAGEM - CRIANÇASpor
dc.subjectVERBOpor
dc.subjectPORTUGUÊSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleFormas morfológicas variantes na gramática infantil : um estudo à luz da teoria da otimidadepor
dc.typeDissertaçãopor
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