Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2202
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAquini, Janice Maria Pinheiro Machado-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737453U0por
dc.contributor.advisor1Poersch, José Marcelino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783165E9por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:39:27Z-
dc.date.available2007-05-04-
dc.date.issued2007-01-03-
dc.identifier.citationAQUINI, Janice Maria Pinheiro Machado. A leitura oral expressiva como variável facilitadora da compreensão. 2007. 80 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2202-
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo verificar se a utilização de um treinamento em leitura oral facilita a compreensão de textos. Para tanto, foram revisados aspectos teóricos relacionados à leitura, à compreensão leitora, ao processamento de leitura e, por fim, à leitura oral e sentido. A seguir, procedeu-se à pesquisa junto a 52 alunos da 3ª série do Ensino Fundamental da escola Marista Nossa Senhora do Rosário, colégio da rede particular de Porto Alegre, distribuídos em um grupo de controle e um experimental. O treinamento foi baseado em aspectos da leitura oral expressiva, tais como: dicção, entonação, fluência, ritmo e rapidez. A análise estatística dos resultados permitiu confirmar as hipóteses através do cálculo do teste t de Student. Concluiu-se, portanto, que a compreensão leitora é facilitada pela aplicação de determinadas atividades de leitura oralpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:39:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388588.pdf: 605993 bytes, checksum: a102cbdfa7ada53cc18d3f4080b7a10a (MD5) Previous issue date: 2007-01-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10151/388588.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMPREENSÃO DE TEXTOSpor
dc.subjectLEITURA - COMPREENSÃOpor
dc.subjectENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINOpor
dc.subjectEXPRESSÃO ORAL - ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA leitura oral expressiva como variável facilitadora da compreensãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
388588.pdfTexto Completo591.79 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.