Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2202
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Aquini, Janice Maria Pinheiro Machado | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737453U0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Poersch, José Marcelino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783165E9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:39:27Z | - |
dc.date.available | 2007-05-04 | - |
dc.date.issued | 2007-01-03 | - |
dc.identifier.citation | AQUINI, Janice Maria Pinheiro Machado. A leitura oral expressiva como variável facilitadora da compreensão. 2007. 80 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2202 | - |
dc.description.resumo | Este estudo teve por objetivo verificar se a utilização de um treinamento em leitura oral facilita a compreensão de textos. Para tanto, foram revisados aspectos teóricos relacionados à leitura, à compreensão leitora, ao processamento de leitura e, por fim, à leitura oral e sentido. A seguir, procedeu-se à pesquisa junto a 52 alunos da 3ª série do Ensino Fundamental da escola Marista Nossa Senhora do Rosário, colégio da rede particular de Porto Alegre, distribuídos em um grupo de controle e um experimental. O treinamento foi baseado em aspectos da leitura oral expressiva, tais como: dicção, entonação, fluência, ritmo e rapidez. A análise estatística dos resultados permitiu confirmar as hipóteses através do cálculo do teste t de Student. Concluiu-se, portanto, que a compreensão leitora é facilitada pela aplicação de determinadas atividades de leitura oral | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:39:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388588.pdf: 605993 bytes, checksum: a102cbdfa7ada53cc18d3f4080b7a10a (MD5) Previous issue date: 2007-01-03 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10151/388588.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | COMPREENSÃO DE TEXTOS | por |
dc.subject | LEITURA - COMPREENSÃO | por |
dc.subject | ENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINO | por |
dc.subject | EXPRESSÃO ORAL - ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | A leitura oral expressiva como variável facilitadora da compreensão | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
388588.pdf | Texto Completo | 591.79 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.