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dc.creatorSantos, Sheila Nunes dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700629A6por
dc.contributor.advisor1Perna, Cristina Becker Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782112J4por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:39:26Z-
dc.date.available2015-02-05-
dc.date.issued2015-01-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Sheila Nunes dos. Uma análise dos substantivos como marcadores de posicionamento em artigos acadêmicos em língua portuguesa. 2015. 153 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2200-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo investigar a construção do posicionamento de substantivos no Português Brasileiro Acadêmico (PBA), sob à luz da Teoria dos Atos de Fala e do Modelo de Stance (Posicionamento), de Biber. A parte quantitativa será realizada através da Metodologia de Linguística de Corpus (LdC), utilizando as ferramentas que mostram a frequência dos substantivos de posicionamento na introdução e na conclusão de artigos acadêmicos publicados na Revista da Graduação da PUCRS. Embora os textos acadêmicos tenham a tendência de ser mais objetivos, os autores deixam marcas do seu posicionamento, mostrando seu ponto de vista, suas crenças e suas descobertas. Uma das hipóteses que norteiam essa pesquisa é a de que existem diferenças no uso dos substantivos de posicionamento nas diferentes áreas de conhecimento: Ciências Biológicas, Exatas, Humanas e Sociais. Essa hipótese foi confirmada. Acredita-se também que essa diferença entre as áreas possa estabelecer a escolha dos substantivos de posicionamento característicos dessas áreas. Esta pesquisa é parte de um projeto maior do grupo da PUCRS, intitulado Uso e Processamento de Língua Adicional (UPLA), que tem como objetivo ajudar o número crescente de estudantes estrangeiros que estão vindo para esta universidade para estudos em nível de graduação e pós-graduação.por
dc.description.abstractThis study uses a corpus approach to investigate the construction of stance through noun phrases in Academic Brazilian Portuguese. The stance noun corpora is used in order to compare the use of stance in different areas, such as Science, humanities, etc. The theoretical background used to support this research is based on Biber s Stance Theory and Searle s Speech Act Theory. Although academic texts tend to be more objective, the authors leave their stance marks there, showing their point of view, their beliefs and discoveries. We confirmed the main hypothesis that Science areas use less stance nouns because of their more objective character. Disciplinary differences are also seen as a way to establish the choice of nouns in the different areas. This research is part of a bigger project from the Research Group at PUCRS called Additional Language Use and Processing (UPLA) that aims at helping the growing number of foreign students that are coming to this university to seek higher education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:39:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 465050.pdf: 746925 bytes, checksum: 00122dac666d4feaa6f5eac7e135f224 (MD5) Previous issue date: 2015-01-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10092/465050.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGUÍSTICApor
dc.subjectLINGUÍSTICA PORTUGUESApor
dc.subjectPRAGMÁTICApor
dc.subjectPORTUGUÊS - SUBSTANTIVOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleUma análise dos substantivos como marcadores de posicionamento em artigos acadêmicos em língua portuguesapor
dc.typeTesepor
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