Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2160
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuz, Rita Angélica de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746791D5por
dc.contributor.advisor1Perna, Cristina Becker Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782112J4por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:39:13Z-
dc.date.available2014-07-15-
dc.date.issued2014-04-24-
dc.identifier.citationLUZ, Rita Angélica de Oliveira. A competência leitora em inglês instrucional : uma proposta metodológico-pragmática sob a perspectiva da teoria das interfaces linguísticas. 2014. 287 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2160-
dc.description.resumoA presente tese visa contribuir para o enriquecimento do trabalho metodológico na construção de sentido no processo de competência leitora, no contexto das interfaces que se estabelecem entre Cognição e Pragmática. Pretende-se verificar o processamento da leitura para a compreensão de textos autênticos em Inglês como Língua Estrangeira. Uma análise é feita a partir de dois arcabouços teóricos. O primeiro, em uma perspectiva psicolinguística que defende a importância dos aspectos cognitivos e metacognitivos desenvolvidos através de estratégias de leitura, a fim de que se possa fundamentar a análise pragmática na metodologia de Inglês Instrumental. O status de língua franca do inglês motiva a demanda por cursos de capacitação leitora em LI1, cada vez mais crescentes na maioria dos cursos em instituições superiores, para Exames de Proficiência em língua inglesa nos Programas de Pós-graduação. O segundo, à luz da teoria de construção de interfaces ou da Metateoria de Interfaces (CAMPOS, 2007) e da teoria funcionalista, visto que ambas as teorias têm defendido a competência pragmática na relação interativa entre texto, leitor e autor. Nesse contexto, acredita-se que a análise proposta pode verificar a viabilidade de capacitar o leitor a acessar e identificar no texto os aspectos gramaticais e seus níveis de representação morfológica, léxico-semântica, sintática e pragmática. Identificam-se, também, algumas pesquisas realizadas sobre a importância da metalinguagem e da consciência metalinguística (GOMBERT, 2003), (KODA, 2007), no processo de desenvolvimento de habilidades das estratégias para a competência leitora. A articulação que é promovida no processamento da leitura com o desenvolvimento de habilidades metalinguísticas (consciência morfológica, consciência sintática e consciência pragmática) dar-se-á através dos recursos facilitadores presentes em textos em LI, para efetivar a compreensão da informação e a construção de sentidos a partir do conhecimento das estruturas linguísticas tanto em LM2 quanto em LI.por
dc.description.abstractThis thesis aims to contribute to the enrichment of the methodological work on the construction of meaning in the process of reading competence, in the context of interfaces established between Cognition and Pragmatics. It is intended to verify the reading processing for comprehension of authentic texts in English as a Foreign Language. An analysis is made from two theoretical frameworks. The first, in a psycholinguistic perspective, that defends the importance of cognitive and metacognitive aspects developed through reading strategies so that it can support the pragmatic analysis of the methodology of Inglês Instrumental . The status of lingua franca of English motivates the demand for reading training courses on LI increasingly growing in most courses in higher institutions to take English Proficiency Exam in the Graduate Programs. The second, in the light of the theory of building interfaces or Metatheory of Interfaces (CAMPOS, 2007) and the functionalist theory since both have advocated the pragmatic competence on the interactive relationship between text, reader and author. In this context, it is believed that the proposal analysis can verify the feasibility of enabling the reader to access in the text and identify the grammatical aspects and levels of morphological, lexical-semantic, syntactic and pragmatic representation. It is also identified with the bibliographic literature some researches on the importance of metalanguage and metalinguistic awareness (GOMBERT, 2003), (KODA, 2007), in the developing process of skills of the strategies for reading competence. The articulation that is promoted in the reading processing with the development of metalinguistic skills (morphological awareness, syntactic awareness and pragmatic awareness ) will occur through the facilitators in the texts on LI to effect the understanding of information and the construction of meaning from knowledge of linguistic structures both in LM and in LI .eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:39:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 459209.pdf: 2307611 bytes, checksum: 877f94c5dc72652f559f0e99bca54523 (MD5) Previous issue date: 2014-04-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9870/459209.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGUÍSTICApor
dc.subjectPSICOLINGUÍSTICApor
dc.subjectINGLÊS - LEITURApor
dc.subjectINGLÊS - APRENDIZAGEMpor
dc.subjectMETALINGUAGEMpor
dc.subjectMETALINGUÍSTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA competência leitora em inglês instrucional : uma proposta metodológico-pragmática sob a perspectiva da teoria das interfaces linguísticaspor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
459209.pdfTexto Completo2,25 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.