Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2129
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Chaves, Jésura Lopes | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794809P6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Vera Wannmacher | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:39:01Z | - |
dc.date.available | 2007-04-10 | - |
dc.date.issued | 2007-01-09 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Jésura Lopes. Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2129 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação examina a relação entre compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa de uma crônica. Para proceder à investigação, analisa-se o desempenho de alunos da terceira série do Ensino Médio através de um teste de compreensão leitora (TCL) e um teste de conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa (TEA), com base na teoria postulada por Adam (1992). A partir dos dados levantados, calcula-se o coeficiente de correlação de Pearson ( r ) das duas variáveis. O resultado obtido indica uma correlação de 0, 578, confirmando a hipótese norteadora do trabalho de que uma variável está relacionada à outra. Considerando as peculiaridades dos objetos em pauta - leitura, crônica e argumentação - que, imbricados, apontam para outros fatores concorrendo também para a correlação, o tema revela-se bastante complexo. Nesse sentido, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos que focalizem a integração entre esses elementos, tendo em vista a sua relevância para paradigmas escolares que objetivam a formação de leitores proficientes | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:39:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388586.pdf: 1012212 bytes, checksum: 32f5af309cd7d499b6b45d005c94bc32 (MD5) Previous issue date: 2007-01-09 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9694/388586.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | LEITURA - COMPREENSÃO | por |
dc.subject | INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | por |
dc.subject | PSICOLINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | ARGUMENTAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa do gênero crônica | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
388586.pdf | Texto Completo | 988,49 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.