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dc.creatorMachado, Adriana Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139068E3por
dc.contributor.advisor1Mello, Ana Maria Lisboa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780441T6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:39:01Z-
dc.date.available2014-01-24-
dc.date.issued2013-09-13-
dc.identifier.citationMACHADO, Adriana Rodrigues. Rosa plena : a sagração da poesia em Henriqueta Lisboa. 2013. 311 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2126-
dc.description.resumoEsta tese visa traçar as linhas mestras do percurso estético-existencial da poeta Henriqueta Lisboa (1904-1985), que descrevem os fundamentos da criação do seu mito pessoal expressão de Charles Mauron (1899-1966), em síntese, um mito que se aproxima do processo alquímico como transformação, transfiguração estética, simbolizada na imagem da Rosa plena. Numa análise diacrônica, percorreu-se o cerne de cada obra, tomando como ponto de partida um documento elaborado pela própria Autora, no qual consta a descrição da sua Trajetória poética em cinco grupos distintos. Para problematizá-lo, avaliaram-se depoimentos da escritora, entrevistas, cartas, bem como seus ensaios críticos, fontes documentais que integram o Acervo Henriqueta Lisboa e que se encontram no Acervo de Escritores Mineiros, na Universidade Federal de Minas Gerais. Utilizaram-se, especialmente, determinadas cartas de enfoque mais íntimo para revelar uma face inédita da poeta, que diz respeito a uma relação amorosa de juventude, decisiva na construção do livro Enternecimento (1929), reconhecido pela Autora como marco da sua carreira literária. Esse aspecto biobibliográfico mostrou-se como peça-chave para uma compreensão mais ampla da fenomenologia estética henriquetiana, contributo fundamental exposto neste estudo. Sob o prisma da interseção do esoterismo com a literatura, abalizada desde os estudos de Gaston Bachelard (1884-1962) e Gilbert Durand (1921-2012), procedeu-se ao entrecruzamento de dados encontrados no acervo e na fortuna crítica da escritora, identificando-se aspectos que possibilitaram delinear uma imagem mais nítida do seu mundo interior inconsciente, reflexo de seu mito pessoal.por
dc.description.abstractCette thèse vise à tracer les lignes directrices du parcours esthético-existentiel de la poète Henriqueta Lisboa (1904-1985), en décrivant les fondements de la création de son « mythe personnel » expression empruntée à Charles Mauron (1899-1966). En somme, un mythe qui se rapproche du processus alchimique en tant que transformation, « transfiguration esthétique » représentée par l image du poème « Rosa plena ». L analyse diachronique se base sur le noyau de chaque ouvrage avec comme point de départ un document écrit par l auteur elle-même sur sa « trajectoire poétique », divisée en cinq groupes différents. La recherche se fonde sur l examen de témoignages, interviews, lettres et essais critiques de l écrivain, des sources documentaires appartenant au Fonds Henriqueta Lisboa et au Fonds des Écrivains de l état de Minas Gerais de l Université Fédérale de Minas Gerais. Certaines lettres à caractère plus intime sont notamment utilisées pour dévoiler un côté méconnu de l auteur : une relation amoureuse pendant sa jeunesse, qui s est avérée décisive pour la construction du livre Enternecimento (1929) et considérée par l auteur elle-même comme un point fondamental de sa carrière littéraire. Cet aspect biobibliographique est un élément-clé pour mieux comprendre sa phénoménologie esthétique, la contribution majeure de cette étude. En articulant l ésotérisme et la littérature à partir des études de Gaston Bachelard (1884-1962) et de Gilbert Durand (1921-2012), les données du Fonds et de la fortune critique de l écrivain sont mises en relation afin d identifier les aspects qui offrent une image plus claire de son « monde intérieur » inconscient, un reflet de son « mythe personnel ».fra
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:39:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 453320.pdf: 9130629 bytes, checksum: e0e9c427267808c3f5a60eebf82f7c2a (MD5) Previous issue date: 2013-09-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9666/453320.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPOESIAS BRASILEIRAS - HISTÓRIA E CRÍTICApor
dc.subjectLISBOA, HENRIQUETA - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectIMAGINÁRIOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleRosa plena : a sagração da poesia em Henriqueta Lisboapor
dc.typeTesepor
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