Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2117
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPiedras, Marisa Cardoso-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4169778U2por
dc.contributor.advisor1Moreira, Maria Eunice-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783059Y6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:58Z-
dc.date.available2007-04-02-
dc.date.issued2007-01-25-
dc.identifier.citationPIEDRAS, Marisa Cardoso. Escola e história da literatura em diálogo. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2117-
dc.description.resumoO presente trabalho é uma pesquisa de campo que se propõe investigar qual o conceito de história da literatura que norteia o ensino literário das escolas de Ensino Médio de Porto Alegre. Ao mesmo tempo, procura apontar indicativos para uma nova abordagem da disciplina literatura no Ensino Médio, recorrendo aos pressupostos teóricos de historiadores contemporâneos que repensam a história da literatura colocando em discussão a periodização e a classificação linear. Procurou-se analisar os materiais referentes à disciplina de literatura no Ensino Médio, para tanto se levantam os documentos que gerenciam o Ensino Médio que são os Parâmetros Curriculares Nacionais, os planos de conteúdos, assim como as leituras literárias e respectivas metodologias, e também o livro didático indicado para os três anos do Ensino Médio do ano de 2005, que formam, portanto, o corpus que serve de subsidio para análise e interpretação. O mesmo foi coletado em quatro escolas, as quais se dispuseram a participar e contribuir com a pesquisa. A estrutura formal do trabalho é composta, além da introdução, que procura situar a investigação em aspectos textuais, de três capítulos, os quais obedecem às seguintes seqüências: primeiro, busca-se mostrar, através dos pressupostos teóricos, a literatura e ensino, a história da literatura na visão contemporânea, também a descrição das pesquisas e as escolas que participaram dela. No segundo capitulo, evidenciam-se, através das descrições dos materiais levantados o conceito da história da literatura que se encontra nas quatro escolas investigadas. O terceiro capítulo é reservado para analisar as percepções encontradas no corpus descrito e para propor indicativos que ofereçam uma nova abordagem da disciplina literatura no Ensino Médio. Deixa-se para as palavras finais, as considerações que se julgam significativas, procedentes dos resultados desta pesquisapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388857.pdf: 585568 bytes, checksum: 36255ef49124544cee4fc01174827ecb (MD5) Previous issue date: 2007-01-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9598/388857.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLITERATURA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectLITERATURA - HISTÓRIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleEscola e história da literatura em diálogopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
388857.pdfTexto Completo571.84 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.