Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2084
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFonseca, Luísa Mocelin-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4495928E2por
dc.contributor.advisor1Pereira, Vera Wannmacher-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:47Z-
dc.date.available2013-03-05-
dc.date.issued2013-01-08-
dc.identifier.citationFONSECA, Luísa Mocelin. Compreensão leitora e atenção seletiva : um estudo com alunos do ensino médio. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2084-
dc.description.resumoO tema deste trabalho é a relação entre compreensão leitora e atenção seletiva, inserindo-se na área da Psicolinguística. A relevância da pesquisa está na busca de entendimento que, além de educacional, é social do quadro nacional de baixa compreensão em leitura dos estudantes, tendo sido escolhida a atenção seletiva como um elemento de possível interferência. Assim, a pesquisa objetiva identificar os níveis de compreensão leitora e de atenção seletiva de 61 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul para, então, verificar a correlação existente entre tais níveis. A compreensão leitora dos sujeitos foi verificada através do procedimento Cloze, enquanto que, para avaliar a atenção seletiva, aplicou-se o Teste AC. Os resultados apontaram para uma correlação moderada entre a compreensão leitora e atenção seletiva. Com base nos resultados, cabe sugerir fazer a mesma verificação do presente estudo com outros grupos comparativos no que diz respeito à idade e ao nível escolar, separadamente.por
dc.description.abstractThe theme of this work, developed in the field of Psycholinguistics, is the relationship between reading comprehension and selective attention. The relevance of the research is the search for understanding - that besides educational, is social - of the national framework the students low reading comprehension levels, having been chosen the selective attention as an element of possible interference Thus, this research aims to identify the levels of reading comprehension and selective attention of 61 high school students from a public school located in Rio Grande do Sul state, in order to examine the correlation between these levels. The students reading comprehension level was verified by the Cloze procedure, while for the selective attention, we administered the AC Test. The results pointed to a moderate correlation between reading comprehension and selective attention. Based on the results, it is suggested to do same verification of the present study with a more heterogeneous sample in relation to age and educational level separately.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 446022.pdf: 1265104 bytes, checksum: 3d831b166c1ff629b8338a1f3f5c0018 (MD5) Previous issue date: 2013-01-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9622/446022.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGUÍSTICApor
dc.subjectPSICOLINGUÍSTICApor
dc.subjectLEITURA - COMPREENSÃOpor
dc.subjectCOMPREENSÃO DE TEXTOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleCompreensão leitora e atenção seletiva : um estudo com alunos do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
446022.pdfTexto Completo1.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.