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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2068
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | éboli, Luciana Morteo | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4120917E9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Remedios, Maria Luiza Ritzel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781209E8 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:38:43Z | - |
dc.date.available | 2007-03-08 | - |
dc.date.issued | 2007-01-05 | - |
dc.identifier.citation | ÉBOLI, Luciana Morteo. Dramaturgia angolana no pós-colonialismo : sujeito, nação e identidade na obra de José Mena Abrantes. 2007. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2068 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa, através do teatro, a expressão cultural da herança colonial e das conseqüências da crise político-social em Angola com base na análise de três dramas de José Mena Abrantes: Sem Herói nem Reino ou o Azar da Cidade de S. Filipe de Benguela com o Fundador que lhe Tocou em Sorte (1997), Ana, Zé e os Escravos (1980) e Amêsa ou a Canção do Desespero (1991). Observa, na expressão da dramaturgia, a trajetória que vai da situação colonial à guerra civil pós-independência, suas conseqüências humanas, culturais e artísticas, e estabelece uma visão crítica da condição da nação em sua diversidade social e na busca da própria identidade. O estudo interpretativo tem como base as teorias de Stuart Hall, Homi Bhabha e Benjamin Abdala Júnior, nos estudos culturais, e Roman Ingarden, Emil Staiger, Käte Hamburger e Anne Ubersfeld, no estudo do gênero dramático, e se estabelece a partir do entrecruzamento das análises temáticas e textuais. Na constatação de que todo período de conflito estimula a expressão artística, percebe-se que, através do teatro, é possível provocar a identificação direta e imediata do leitor/espectador com a situação proposta, estabelecendo uma postura crítica tanto por parte do artista como do público. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 387407.pdf: 1131542 bytes, checksum: 63fc7d97e063aec7968cda0da7eff638 (MD5) Previous issue date: 2007-01-05 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9499/387407.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LITERATURA ANGOLANA - HISTÓRIA E CRÍTICA | por |
dc.subject | TEATRO ANGOLANO - HISTÓRIA E CRÍTICA | por |
dc.subject | ABRANTES, JOSÉ MENA - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
dc.title | Dramaturgia angolana no pós-colonialismo : sujeito, nação e identidade na obra de José Mena Abrantes | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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387407.pdf | Texto Completo | 1,11 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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