Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVanin, Aline Aver-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4593242H8por
dc.contributor.advisor1Costa, Jorge Campos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780519Y2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:38Z-
dc.date.available2012-04-17-
dc.date.issued2012-01-12-
dc.identifier.citationVANIN, Aline Aver. À flor da pele: a emergência de significados de conceitos de emoção. 2012. 289 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2050-
dc.description.resumoO presente trabalho discute a construção de uma interface metateórica que visa descrever e explicar os processos cognitivos subjacentes à conceptualização de emoções. Para esse empreendimento, assumimos que tanto as teorias ligadas à Linguística Cognitiva, como a Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980) e a Teoria da Integração Conceptual (FAUCONNIER; TURNER, 2002), quanto a Teoria da Relevância (SPERBER; WILSON, 1995) são capazes de explicar como significados de conceitos emergem, embora compreendam esse processo de maneiras divergentes em seus fundamentos. Contudo, não se trata de uma aproximação teórica apenas; é através da elaboração de um construto oriundo de uma perspectiva de interface que o nosso objeto de estudo, conceitos relacionados a emoções, assume uma faceta complexa, isto é, em que sua significação é compreendida a partir do ponto de vista da interface. Tomando como princípio que conceitos de emoções são construídos a partir da elaboração de metáforas e metonímias conceptuais baseadas na perspectiva de um realismo corpóreo, investigamos como essa interface explica os processos cognitivos subjacentes à conceptualização (ad hoc) de emoções no curso da comunicação. A fim de ilustrar a estrutura e o funcionamento desse construto, são analisados cinco (5) textos extraídos da mídia eletrônica em que o enfoque se dá em um evento que teria provocado certa emoção ou a temática é a própria emoção.por
dc.description.abstractThe present work discusses the construction of a metatheoretical interface that aims at describing and explaining the cognitive processes underlying the conceptualization of emotions. In order to achieve such a goal, it is assumed that theories related to Cognitive Linguistics, such as Conceptual Metaphor Theory (Lakoff and Johnson, 1980) and Conceptual Integration Theory (FAUCONNIER; TURNER, 2002), and Relevance Theory (SPERBER; WILSON, 1995) are able to explain how concepts emerge, though this process is understood in a myriad of distinct ways as to their foundations. However, this is not just a theoretical approach; it is through the elaboration of an intricate construal which originates from an interface perspective that the object of study, emotion concepts, assumes a complex side, that is, its meaning is understood from the interface point of view. Assuming as a principle that emotion concepts are built from conceptual metaphors and metonymies, which are elaborated in accordance with embodied realism, it is investigated how such an interface deals with the cognitive processes underlying (ad hoc) conceptualization of emotions during communication. In order to illustrate the structure and the running of this construal, five (5) texts extracted from electronic media are analyzed, in which the emphasis is in an event that would have triggered certain emotion or in which the theme is the emotion itself.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 437857.pdf: 1951264 bytes, checksum: 381d8157dafeff40a631c70dc6b54429 (MD5) Previous issue date: 2012-01-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9423/437857.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGUÍSTICApor
dc.subjectTEORIA DA RELEVÂNCIA (LINGUÍSTICA)por
dc.subjectEMOÇÕESpor
dc.subjectCOGNIÇÃOpor
dc.subjectLINGUÍSTICA DO TEXTOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleÀ flor da pele: a emergência de significados de conceitos de emoçãopor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
437857.pdfTexto Completo1,91 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.