Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2009
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinto, Luís Claudio Molina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162414U6por
dc.contributor.advisor1Ibaños, Ana Maria Tramunt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:27Z-
dc.date.available2011-06-02-
dc.date.issued2011-03-31-
dc.identifier.citationPINTO, Luís Claudio Molina. A apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativista. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2009-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por finalidade verificar a existência de uma possível intersecção entre a exposição do expletivo there em livros didáticos de LI e os postulados do programa gerativista de investigação, através da análise de quatro livros didáticos de LI à luz desta teoria e investigar a natureza da problemática da aquisição do expletivo por alunos falantes do PB. Para tanto, os aspectos linguisticos envolvidos na produção do expletivo foram estudados a fim de fornecer um suporte teórico para a discussão. Verificou-se que a complexidade de elementos dispostos na teoria que envolve o uso do expletivo, tais como a noção de que há parâmetros nas línguas que irão determinar as suas diferenças, ou de que um princípio universal das línguas postula que não ocorram frases destituídas de sujeito não se reflete na maneira como o expletivo é apresentado nos livros didáticos analisados, tampouco se pode perceber uma maneira de se promover uma intersecção entre os postulados teóricos e as atividades desenvolvidas nos livros. Através da análise realizada, não se encontrou evidências de uma tentativa de se fornecer explicações no sentido de dar ao aprendiz insumos que possam promover um maior esclarecimento sobre o uso do expletivo, com exceção de um dos livros, que propõe um questionamento ao aluno sobre o expletivo, podendo se configurar em uma tentativa inicial de promover uma consciência de que a produção das sentenças existenciais apresenta diferença nas duas línguas enfocadas. Portanto, conclui-se que os livros didáticos analisados não estão alinhados com o modelo teórico adotado, sendo lançada para uma futura pesquisa, a necessidade de se investigar um meio de, através dos postulados teóricos do gerativismo, elaborar um instrumento didático que auxilie o aluno na compreensão das diferenças paramétricas entre as duas línguas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431731.pdf: 3538877 bytes, checksum: c4f1e1a97393da700919009eb56ad556 (MD5) Previous issue date: 2011-03-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10564/431731.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17242/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bA-1.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17244/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bB-2.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17246/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bC-3.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17248/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bD-4.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17250/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bE-5.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17252/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bF-6.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17254/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bG-7.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17256/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bH-8.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17258/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bI-9.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17260/000431731-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bJ-10.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGUÍSTICA APLICADApor
dc.subjectINGLÊS - ENSINOpor
dc.subjectAQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUApor
dc.subjectLIVROS DIDÁTICOSpor
dc.subjectGRAMÁTICA GERATIVApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA apresentação do expletivo there em livros didáticos de LI : uma análise sob a perspectiva gerativistapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
431731.pdfTexto Completo3.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000431731-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdfTexto Completo - Anexo A5.54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000431731-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdfTexto Completo - Anexo B16.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000431731-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdfTexto Completo - Anexo C9.39 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000431731-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdfTexto Completo - Anexo D11.38 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000431731-Texto+Completo+Anexo+E-5.pdfTexto Completo - Anexo E11.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000431731-Texto+Completo+Anexo+F-6.pdfTexto Completo - Anexo F17.93 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000431731-Texto+Completo+Anexo+G-7.pdfTexto Completo - Anexo G12.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000431731-Texto+Completo+Anexo+H-8.pdfTexto Completo - Anexo H7.26 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000431731-Texto+Completo+Anexo+I-9.pdfTexto Completo - Anexo I14.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000431731-Texto+Completo+Anexo+J-10.pdfTexto Completo - Anexo J4.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.