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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2007
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Liliana Fraga dos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239697E4 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Vera Wannmacher | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:38:26Z | - |
dc.date.available | 2011-05-31 | - |
dc.date.issued | 2011-03-02 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Liliana Fraga dos. Consciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na prática. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2007 | - |
dc.description.resumo | O objetivo da presente pesquisa é contribuir para os estudos sobre a consciência fonológica e aquisição da língua escrita em crianças que estejam cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental, bem como colaborar para o ensino de modo a proporcionar aos professores alfabetizadores atividades linguístico-pedagógicas adequadas às características de seus alunos. Com base no CONFIAS (MOOJEN E COL., 2003), foram criados um teste de consciência fonológica e um teste de escrita para serem aplicados às crianças do grupo experimental e do grupo controle de forma a validar os objetivos da pesquisa. Ademais, levando-se em consideração os citados estudos, foram criadas e/ou adaptadas atividades linguístico-pedagógicas que desenvolvam a consciência fonológica. A amostra da presente pesquisa foi composta por seis crianças do GC e seis crianças do GE, que frequentavam o primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual urbana do município de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Primeiramente foram aplicados os pré-testes de consciência fonológica e de escrita, tanto com as crianças do GC, quanto com os indivíduos do GE. Logo, as atividades linguístico-pedagógicas foram desenvolvidas com os sujeitos do GE. Por fim, foram aplicados pós-testes de escrita e de consciência fonológica, para que se comparasse a evolução das crianças dos dois grupos nessas habilidades após a aplicação das atividades propostas com o GE. Como resultado, pode-se destacar: o desenvolvimento de atividades que ampliem a consciência fonológica favorece as habilidades de identificação e manipulação dos sons da fala do indivíduo e, consequentemente, a aquisição da escrita. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431585.pdf: 5196733 bytes, checksum: 9b3b69e038a5742a22cf87dead7917c1 (MD5) Previous issue date: 2011-03-02 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10496/431585.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGUÍSTICA | por |
dc.subject | ESCRITA - APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | FONOLOGIA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Consciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na prática | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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431585.pdf | Texto Completo | 5,07 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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