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dc.creatorSantos, Liliana Fraga dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239697E4por
dc.contributor.advisor1Pereira, Vera Wannmacher-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:26Z-
dc.date.available2011-05-31-
dc.date.issued2011-03-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Liliana Fraga dos. Consciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na prática. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2007-
dc.description.resumoO objetivo da presente pesquisa é contribuir para os estudos sobre a consciência fonológica e aquisição da língua escrita em crianças que estejam cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental, bem como colaborar para o ensino de modo a proporcionar aos professores alfabetizadores atividades linguístico-pedagógicas adequadas às características de seus alunos. Com base no CONFIAS (MOOJEN E COL., 2003), foram criados um teste de consciência fonológica e um teste de escrita para serem aplicados às crianças do grupo experimental e do grupo controle de forma a validar os objetivos da pesquisa. Ademais, levando-se em consideração os citados estudos, foram criadas e/ou adaptadas atividades linguístico-pedagógicas que desenvolvam a consciência fonológica. A amostra da presente pesquisa foi composta por seis crianças do GC e seis crianças do GE, que frequentavam o primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual urbana do município de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Primeiramente foram aplicados os pré-testes de consciência fonológica e de escrita, tanto com as crianças do GC, quanto com os indivíduos do GE. Logo, as atividades linguístico-pedagógicas foram desenvolvidas com os sujeitos do GE. Por fim, foram aplicados pós-testes de escrita e de consciência fonológica, para que se comparasse a evolução das crianças dos dois grupos nessas habilidades após a aplicação das atividades propostas com o GE. Como resultado, pode-se destacar: o desenvolvimento de atividades que ampliem a consciência fonológica favorece as habilidades de identificação e manipulação dos sons da fala do indivíduo e, consequentemente, a aquisição da escrita.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431585.pdf: 5196733 bytes, checksum: 9b3b69e038a5742a22cf87dead7917c1 (MD5) Previous issue date: 2011-03-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10496/431585.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGUÍSTICApor
dc.subjectESCRITA - APRENDIZAGEMpor
dc.subjectFONOLOGIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleConsciência fonológica e aquisição da língua escrita : conhecimentos linguísticos na práticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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