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dc.creatorSpohr, Maria de Lourdes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753872Z7por
dc.contributor.advisor1Pereira, Vera Wannmacher-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:24Z-
dc.date.available2007-01-16-
dc.date.issued2006-08-29-
dc.identifier.citationSPOHR, Maria de Lourdes. Referências pessoais : compreensão leitora e consciência lingüística de alunos do ensino médio. 2006. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1998-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo identificar as dificuldades encontradas por alunos do Ensino Médio no emprego coesivo das referências pessoais, os pronomes pessoais oblíquos átonos, em terceira pessoa, e a sua capacidade para reconhecê-las e interpretá-las adequadamente por ocasião da leitura de um texto. Num segundo momento, verificaram-se os níveis de consciência lingüística do grupo; as relações existentes entre os escores do emprego das referências pessoais e os escores da consciência lingüística; as relações entre os escores do desempenho no emprego das referências pessoais e os escores do reconhecimento das referências na rede textual e os escores da compreensão leitora. Para concretizar as investigações, foram utilizados quatro instrumentos: o teste de emprego de referências pessoais; o protocolo verbal para o registro dos dados referentes à consciência lingüística ; o teste de rastreamento da rede de referenciação pessoal; e o teste de compreensão leitora. Os resultados evidenciam que há uma forte correlação entre o emprego dos pronomes e a consciência lingüística dos sujeitos, apesar de o nível de consciência lingüística ser baixo, pois o grupo situa-se num estágio de pré-consciência; que o nível de desempenho do aluno no emprego das referências pessoais está relacionado ao tipo de pronome a ser empregado; e que, devido a fatores relacionados aos níveis de consciência e aos conhecimentos lingüísticos, a correlação entre os escores dos três testes de emprego das referências pessoais, do rastreamento da rede de referenciação e da compreensão leitora é muito fraca, portanto, desprezível.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 382370.pdf: 567181 bytes, checksum: 87d1f7a86764c91fbec924933981f0f4 (MD5) Previous issue date: 2006-08-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10610/382370.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLEITURA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectLEITURA - COMPREENSÃOpor
dc.subjectCOGNIÇÃOpor
dc.subjectPRONOMESpor
dc.subjectPSICOLINGÜÍSTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleReferências pessoais : compreensão leitora e consciência lingüística de alunos do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
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