Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1998
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Spohr, Maria de Lourdes | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753872Z7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Vera Wannmacher | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:38:24Z | - |
dc.date.available | 2007-01-16 | - |
dc.date.issued | 2006-08-29 | - |
dc.identifier.citation | SPOHR, Maria de Lourdes. Referências pessoais : compreensão leitora e consciência lingüística de alunos do ensino médio. 2006. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1998 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve por objetivo identificar as dificuldades encontradas por alunos do Ensino Médio no emprego coesivo das referências pessoais, os pronomes pessoais oblíquos átonos, em terceira pessoa, e a sua capacidade para reconhecê-las e interpretá-las adequadamente por ocasião da leitura de um texto. Num segundo momento, verificaram-se os níveis de consciência lingüística do grupo; as relações existentes entre os escores do emprego das referências pessoais e os escores da consciência lingüística; as relações entre os escores do desempenho no emprego das referências pessoais e os escores do reconhecimento das referências na rede textual e os escores da compreensão leitora. Para concretizar as investigações, foram utilizados quatro instrumentos: o teste de emprego de referências pessoais; o protocolo verbal para o registro dos dados referentes à consciência lingüística ; o teste de rastreamento da rede de referenciação pessoal; e o teste de compreensão leitora. Os resultados evidenciam que há uma forte correlação entre o emprego dos pronomes e a consciência lingüística dos sujeitos, apesar de o nível de consciência lingüística ser baixo, pois o grupo situa-se num estágio de pré-consciência; que o nível de desempenho do aluno no emprego das referências pessoais está relacionado ao tipo de pronome a ser empregado; e que, devido a fatores relacionados aos níveis de consciência e aos conhecimentos lingüísticos, a correlação entre os escores dos três testes de emprego das referências pessoais, do rastreamento da rede de referenciação e da compreensão leitora é muito fraca, portanto, desprezível. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 382370.pdf: 567181 bytes, checksum: 87d1f7a86764c91fbec924933981f0f4 (MD5) Previous issue date: 2006-08-29 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10610/382370.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LEITURA - ENSINO MÉDIO | por |
dc.subject | LEITURA - COMPREENSÃO | por |
dc.subject | COGNIÇÃO | por |
dc.subject | PRONOMES | por |
dc.subject | PSICOLINGÜÍSTICA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.title | Referências pessoais : compreensão leitora e consciência lingüística de alunos do ensino médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
382370.pdf | Texto Completo | 553,89 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.