Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1995
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBoeff, Rafaela Janice-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4292833U8por
dc.contributor.advisor1Scherer, Lilian Cristine-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704496P3por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:23Z-
dc.date.available2011-04-29-
dc.date.issued2011-01-04-
dc.identifier.citationBOEFF, Rafaela Janice. Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1995-
dc.description.resumoO presente estudo, inserido na interface Linguística e Cognição, pretende verificar como se dá a compreensão e o processamento da leitura. Para tanto, busca-se analisar os escores de compreensão leitora, as estratégias metacognitivas de leitura e a consciência dessas estratégias durante uma tarefa de leitura, realizada por 15 alunos de 5ª serie do Ensino Fundamental, bem com as correlações entre essas variáveis. A metodologia adotada conta com a utilização de três instrumentos. O teste de compreensão leitora consiste no ordenamento dos parágrafos de um texto narrativo, enumerando-os de acordo com os acontecimentos da história. Essa atividade é realizada em ambiente virtual e, com o auxílio de um software de captura, são registrados todos movimentos feitos pelo leitor, durante a execução da tarefa. Faz-se, então, o levantamento das estratégias utilizadas, o que compõe a análise das estratégias de leitura. Imediatamente após a conclusão desta tarefa, é solicitado ao leitor que relate seu procedimento na leitura, constituindo o teste de consciência das estratégias de leitura. Os resultados encontrados mostram uma disparidade quanto ao nível de compreensão leitora dos participantes. Embora a correlação entre o desempenho na compreensão e o uso de estratégias de leitura seja positiva, os resultados parecem sugerir que não há um padrão a ser seguido, uma vez que os participantes desta pesquisa demonstram comportamento variado quanto ao tempo e tipo de estratégias usadas. A correlação entre o desempenho na compreensão e a consciência das estratégias metacognitivas utilizadas também demonstrou ser positiva. Como implicação pedagógica, é possível sugerir que o ensino das estratégias de leitura pode auxiliar leitores, com idade entre 10 e 11, no processo de compreensão leitora de textos narrativospor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431030.pdf: 1000503 bytes, checksum: ad3ab039de44badb60bf49dfde454b9f (MD5) Previous issue date: 2011-01-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10556/431030.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGUÍSTICApor
dc.subjectCOGNIÇÃOpor
dc.subjectLEITURA - COMPREENSÃOpor
dc.subjectCONSCIÊNCIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleUm estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
431030.pdfTexto Completo977.05 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.