Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1995
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Boeff, Rafaela Janice | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4292833U8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Scherer, Lilian Cristine | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704496P3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:38:23Z | - |
dc.date.available | 2011-04-29 | - |
dc.date.issued | 2011-01-04 | - |
dc.identifier.citation | BOEFF, Rafaela Janice. Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1995 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo, inserido na interface Linguística e Cognição, pretende verificar como se dá a compreensão e o processamento da leitura. Para tanto, busca-se analisar os escores de compreensão leitora, as estratégias metacognitivas de leitura e a consciência dessas estratégias durante uma tarefa de leitura, realizada por 15 alunos de 5ª serie do Ensino Fundamental, bem com as correlações entre essas variáveis. A metodologia adotada conta com a utilização de três instrumentos. O teste de compreensão leitora consiste no ordenamento dos parágrafos de um texto narrativo, enumerando-os de acordo com os acontecimentos da história. Essa atividade é realizada em ambiente virtual e, com o auxílio de um software de captura, são registrados todos movimentos feitos pelo leitor, durante a execução da tarefa. Faz-se, então, o levantamento das estratégias utilizadas, o que compõe a análise das estratégias de leitura. Imediatamente após a conclusão desta tarefa, é solicitado ao leitor que relate seu procedimento na leitura, constituindo o teste de consciência das estratégias de leitura. Os resultados encontrados mostram uma disparidade quanto ao nível de compreensão leitora dos participantes. Embora a correlação entre o desempenho na compreensão e o uso de estratégias de leitura seja positiva, os resultados parecem sugerir que não há um padrão a ser seguido, uma vez que os participantes desta pesquisa demonstram comportamento variado quanto ao tempo e tipo de estratégias usadas. A correlação entre o desempenho na compreensão e a consciência das estratégias metacognitivas utilizadas também demonstrou ser positiva. Como implicação pedagógica, é possível sugerir que o ensino das estratégias de leitura pode auxiliar leitores, com idade entre 10 e 11, no processo de compreensão leitora de textos narrativos | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431030.pdf: 1000503 bytes, checksum: ad3ab039de44badb60bf49dfde454b9f (MD5) Previous issue date: 2011-01-04 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10556/431030.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGUÍSTICA | por |
dc.subject | COGNIÇÃO | por |
dc.subject | LEITURA - COMPREENSÃO | por |
dc.subject | CONSCIÊNCIA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
431030.pdf | Texto Completo | 977.05 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.