Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLorandi, Aline-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777138H0por
dc.contributor.advisor1Ibaños, Ana Maria Tramunt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:20Z-
dc.date.available2011-03-01-
dc.date.issued2011-01-12-
dc.identifier.citationLORANDI, Aline. From sensitivity to awareness : the morphological knowledge of brazilian children between 2 and 11 years old and the representational redescription model. 2011. 200 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1980-
dc.description.resumoO presente trabalho dedica-se ao estudo do conhecimento morfológico de crianças falantes do Português Brasileiro e à sua relação com os níveis de representação mental postulados pelo modelo de Redescrição Representacional (Karmiloff-Smith, 1992). Os dados consistem em formas regularizadas, trocas de sufixos flexionais e inovações lexicais, oriundos de fala espontânea, os quais eu chamo de formas morfológicas variantes, e de três testes de morfologia, os quais envolvem derivação de palavras inventadas, extração de bases inventadas a partir de formas derivadas também inventadas, flexão de verbos inventados e julgamento de palavras, assim como explicação de por que tais formas são incorretas. O levantamento das respostas mostra o conhecimento morfológico da sensibilidade formas morfológicas variantes à consciência linguística testes de morfologia. Isso significa que todos os níveis de representação mental Implícito, Explícito 1, Explícito 2 e Explícito foram, no mínimo, sugeridos pelos dados. Eu acredito que este trabalho seja um primeiro passo em direção a uma exploração das representações mentais que subjazem ao conhecimento morfológico e do conhecimento morfológico que as crianças produzem.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 429369.pdf: 9852900 bytes, checksum: ee93c9994fc6e1329060d61ed167d4a5 (MD5) Previous issue date: 2011-01-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10580/429369.pdf.jpg*
dc.languageengeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGUÍSTICA APLICADAeng
dc.subjectAQUISIÇÃO DA LINGUAGEMeng
dc.subjectFONOLOGIA - CRIANÇASeng
dc.subjectMORFOLOGIAeng
dc.subjectCONSCIÊNCIAeng
dc.subjectPSICOLINGUÍSTICAeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleFrom sensitivity to awareness : the morphological knowledge of brazilian children between 2 and 11 years old and the representational redescription modeleng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
429369.pdfTexto Completo9.62 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.