Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1970
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Venturella, Valéria Moura | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732367A9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Amodeo, Maria Tereza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709301A2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:38:17Z | - |
dc.date.available | 2010-07-01 | - |
dc.date.issued | 2010-03-19 | - |
dc.identifier.citation | VENTURELLA, Valéria Moura. Leituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literária. 2010. 201 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1970 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva investigar os fundamentos do pensamento construtivista radical (GLASERSFELD, 1996) e suas repercussões nas concepções de conhecimento, de linguagem e de leitura, bem como na educação. Após o estabelecimento dessa base teórica, o trabalho busca fundar pressupostos para uma abordagem construtivista radical para a leitura literária em sala de aula e realizar uma experiência prática inspirada nesses pressupostos. A investigação qualitativa realizada segundo Maturana (2001) consiste em um estudo de caso exploratório (YIN, 2001) um programa de leitura de contos segundo os princípios construtivistas radicais com dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com os participantes, realizadas antes do início e após o final do programa, de autoavaliações também realizadas pelos participantes e de notas de campo resultantes da observação participante da pesquisadora e também coordenadora do programa. Os dados, interpretados através de análise de conteudo (MORAES, 2003), sugerem que a realização de uma abordagem construtivista radical para o processo de leitura literária em sala de aula envolve a apropriação do texto e a interpretação ativa pelo leitor, o compartilhamento do texto e do mundo e a compreensão do outro, bem como a responsabilização pelo mundo experiencial e por sua mudança. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 424468.pdf: 868764 bytes, checksum: d8e48dd43d5fa5f6b672c583e36d417e (MD5) Previous issue date: 2010-03-19 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10360/424468.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | CONSTRUTIVISMO | por |
dc.subject | LEITURA | por |
dc.subject | LITERATURA - ENSINO | por |
dc.subject | LINGUAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Leituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literária | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
424468.pdf | Texto Completo | 848.4 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.