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dc.creatorVenturella, Valéria Moura-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732367A9por
dc.contributor.advisor1Amodeo, Maria Tereza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709301A2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:17Z-
dc.date.available2010-07-01-
dc.date.issued2010-03-19-
dc.identifier.citationVENTURELLA, Valéria Moura. Leituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literária. 2010. 201 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1970-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva investigar os fundamentos do pensamento construtivista radical (GLASERSFELD, 1996) e suas repercussões nas concepções de conhecimento, de linguagem e de leitura, bem como na educação. Após o estabelecimento dessa base teórica, o trabalho busca fundar pressupostos para uma abordagem construtivista radical para a leitura literária em sala de aula e realizar uma experiência prática inspirada nesses pressupostos. A investigação qualitativa realizada segundo Maturana (2001) consiste em um estudo de caso exploratório (YIN, 2001) um programa de leitura de contos segundo os princípios construtivistas radicais com dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com os participantes, realizadas antes do início e após o final do programa, de autoavaliações também realizadas pelos participantes e de notas de campo resultantes da observação participante da pesquisadora e também coordenadora do programa. Os dados, interpretados através de análise de conteudo (MORAES, 2003), sugerem que a realização de uma abordagem construtivista radical para o processo de leitura literária em sala de aula envolve a apropriação do texto e a interpretação ativa pelo leitor, o compartilhamento do texto e do mundo e a compreensão do outro, bem como a responsabilização pelo mundo experiencial e por sua mudança.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 424468.pdf: 868764 bytes, checksum: d8e48dd43d5fa5f6b672c583e36d417e (MD5) Previous issue date: 2010-03-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10360/424468.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectCONSTRUTIVISMOpor
dc.subjectLEITURApor
dc.subjectLITERATURA - ENSINOpor
dc.subjectLINGUAGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleLeituras radicais : uma experiência construtivista para a leitura literáriapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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