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dc.creatorNazari, Gracielle Tamiosso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7237297624912357por
dc.contributor.advisor1Lamprecht, Regina Ritter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728488T6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:11Z-
dc.date.available2010-04-05-
dc.date.issued2010-01-07-
dc.identifier.citationNAZARI, Gracielle Tamiosso. Panorama de pesquisas sobre consciência fonológica de crianças com desenvolvimento normal realizadas no Brasil : 1991 até 2009. 2010. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1950-
dc.description.resumoAtualmente, sabe-se da importância da consciência fonológica (C.F.) no processo de aquisição da leitura e escrita, bem como sua influência na compreensão das dificuldades da língua escrita. Maluf, Zanella e Pagnez (2006) realizaram um estudo a respeito da relação entre o desenvolvimento de habilidades metalinguísticas e a aquisição da linguagem escrita através de um levantamento de pesquisas feitas com falantes do Português Brasileiro (PB) sobre o assunto. Um dos dados encontrados é o fato de os estudos sobre C.F., realizados principalmente com crianças, serem amplamente dominantes em relação às demais habilidades metalinguísticas. Assim, há um grande número de pesquisas brasileiras sobre o assunto (ex.: CIELO, 1998, 2001; FREITAS, 2004; CAPOVILLA, 1998, 2000; CARDOSO-MARTINS, 1991, 1994, 1995; MALUF, 1997; COSTA, 2002), porém não se observa a existência de um estudo que reúna e compare os resultados encontrados nas mesmas. O objetivo desta pesquisa de dissertação é obter um panorama das publicações provenientes de pesquisas sobre C.F. realizadas com crianças normais falantes do português brasileiro (PB), com seus respectivos resultados, visando estabelecer as variáveis mais frequentemente correlacionadas com a C.F., os fatores favoráveis ao seu desenvolvimento, além de constatar a existência, ou não, de um parâmetro de desenvolvimento das habilidades de C.F. e dos fatores correlacionados com o processo. Ainda, o trabalho pretende obter um quadro comparativo dos resultados encontrados nas pesquisas analisadas. Para tanto, utilizou-se do programa Microsoft Office Access 2003, com formação de um banco de dados. Os resultados mostraram que há predomínio de trabalhos buscando averiguar a relação existente entre C.F., leitura e escrita, seguido de C.F. e escrita, eficácia do uso de atividades de C.F., C.F. e alfabetização e C.F.e leitura. Os fatores que parecem interferir diretamente no desempenho de C.F. são fatores como idade e instrução escolar, sendo que a última exerce influência mais forte, conforme os resultados. Há um consenso a respeito do desenvolvimento dos níveis de C.F., os quais ocorrem num continnuum, sendo as habilidades intrassilábicas as primeiras a serem desenvolvidas. Os trabalhos iniciais sobre C.F., deste banco de dados, datam de 1991, sob autoria de Cardoso-Martins. Os tipos de trabalhos realizados, em maior número, são os artigos, seguido de dissertações, teses, monografias de especialização e instrumentos de C.F.. Os estudos transversais são predominantes, bem como as pesquisas empíricas. Encontrou-se prevalência de trabalhos realizados por profissionais das áreas da Fonoaudiologia, Psicologia, Lingüística/Fonoaudiologia e Lingüística, nessa ordem. As maiores produções científicas encontram-se nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, e as instituições universitárias engajadas nas pesquisas sobre C.F. são PUCRS, USP, USF e UFPE, em maior número. Em relação às amostras, viu-se predomínio de indivíduos que se encontram em processo de alfabetização. A análise dos dados também permitiu a obtenção de outros resultados, mais detalhados no decorrer do trabalho. Cabe salientar que este trabalho reafirma a importância da C.F. na aquisição da leitura e escrita, visto que é uma ferramenta auxiliar neste processo, bem como corrobora a ordem de aquisição das habilidades fonológicas e a eficácia de programas de intervenção envolvendo as mesmas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422010.pdf: 1136238 bytes, checksum: d55d96d78e0ed9ddce2d9b16e59d6147 (MD5) Previous issue date: 2010-01-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10110/422010.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGUÍSTICApor
dc.subjectMETALINGÜÍSTICApor
dc.subjectFONOLOGIA - CRIANÇASpor
dc.subjectESCRITA - APRENDIZAGEMpor
dc.subjectLEITURA - APRENDIZAGEMpor
dc.subjectALFABETIZAÇÃOpor
dc.subjectAQUISIÇÃO DA LINGUAGEMpor
dc.subjectPORTUGUÊSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titlePanorama de pesquisas sobre consciência fonológica de crianças com desenvolvimento normal realizadas no Brasil : 1991 até 2009por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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