Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorsetti, Cristiane Ruzicki-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4252699989542282por
dc.contributor.advisor1Costa, Jorge Campos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780519Y2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:11Z-
dc.date.available2010-03-30-
dc.date.issued2010-01-18-
dc.identifier.citationCORSETTI, Cristiane Ruzicki. The enhancement of pragmatic competencies via listening activities. 2010. 207 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1949-
dc.description.resumoA comunicação verbal abrange a decodificação de formas linguísticas e a interpretação de significados implícitos, o que pode ocasionar problemas para aprendizes que desejem se comunicar em contextos de segunda língua. Esta dissertação apresenta um panorama de teorias pragmáticas que abordam o tema inferências e comunicação verbal, a fim de destacar fenômenos pragmáticos que afetam o significado de enunciados, especificamente atos de fala, implicaturas conversacionais generalizadas e particularizadas e estratégias de polidez. Uma análise crítica de modelos de competência comunicativa detalha as habilidades que aprendizes necessitam desenvolver para atingir seus objetivos comunicativos e também faz uma revisão da noção de competência pragmática. Posições acerca do desenvolvimento pragmático destacam a importância de proporcionar input pragmático a aprendizes. Este estudo também propõe um modelo alternativo de competência pragmática em comunicação verbal, enfocando a compreensão pragmática e objetivando caracterizar o que dificulta a compreensão e produção de significados pragmáticos por parte dos aprendizes. A descrição das sub-competências inferencial, conversacional-interacional e sociolinguística incluiu análises pragmáticas de transcrições de atividades de compreensão auditiva, retiradas de livros-texto preparatórios para o exame IELTS e de recursos online. Esta dissertação também investigou o papel de atividades de compreensão auditiva como uma proposta metodológica alternativa, visando promover o desenvolvimento pragmático. Um projeto empírico, que incluiu um projeto de sala de aula com um grupo de oito aprendizes preparando-se para o exame IELTS, corroborou as seguintes hipóteses: a fim de atingir proficiência em compreensão auditiva, aprendizes necessitam de prática inferencial, visto que inferências semânticas e pragmáticas inserem-se na comunicação verbal; aspectos semânticos e pragmáticos, que afetam a significação dos enunciados, podem ser destacados através de atividades de compreensão auditiva que enfocam sub-habilidades específicas de compreensão auditiva. Os resultados do projeto de sala de aula sugeriram que atividades de compreensão auditiva têm o potencial de aprimorar diretamente a sub-competência inferencial, mas foram inconclusivos com relação às sub-competências conversacional-interacional e sociolinguística.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422062.pdf: 8242849 bytes, checksum: 5a9459630fdea637d434b0380d0d4fc5 (MD5) Previous issue date: 2010-01-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10096/422062.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGUÍSTICApor
dc.subjectPRAGMÁTICApor
dc.subjectSEMÂNTICApor
dc.subjectINFERÊNCIApor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO ORALpor
dc.subjectCOMPREENSÃO DA LÍNGUA FALADApor
dc.subjectAQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUApor
dc.subjectFILOSOFIA DA LINGUAGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleThe enhancement of pragmatic competencies via listening activitiespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
422062.pdfTexto Completo8,05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.