Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1949
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Corsetti, Cristiane Ruzicki | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4252699989542282 | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Jorge Campos da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780519Y2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:38:11Z | - |
dc.date.available | 2010-03-30 | - |
dc.date.issued | 2010-01-18 | - |
dc.identifier.citation | CORSETTI, Cristiane Ruzicki. The enhancement of pragmatic competencies via listening activities. 2010. 207 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1949 | - |
dc.description.resumo | A comunicação verbal abrange a decodificação de formas linguísticas e a interpretação de significados implícitos, o que pode ocasionar problemas para aprendizes que desejem se comunicar em contextos de segunda língua. Esta dissertação apresenta um panorama de teorias pragmáticas que abordam o tema inferências e comunicação verbal, a fim de destacar fenômenos pragmáticos que afetam o significado de enunciados, especificamente atos de fala, implicaturas conversacionais generalizadas e particularizadas e estratégias de polidez. Uma análise crítica de modelos de competência comunicativa detalha as habilidades que aprendizes necessitam desenvolver para atingir seus objetivos comunicativos e também faz uma revisão da noção de competência pragmática. Posições acerca do desenvolvimento pragmático destacam a importância de proporcionar input pragmático a aprendizes. Este estudo também propõe um modelo alternativo de competência pragmática em comunicação verbal, enfocando a compreensão pragmática e objetivando caracterizar o que dificulta a compreensão e produção de significados pragmáticos por parte dos aprendizes. A descrição das sub-competências inferencial, conversacional-interacional e sociolinguística incluiu análises pragmáticas de transcrições de atividades de compreensão auditiva, retiradas de livros-texto preparatórios para o exame IELTS e de recursos online. Esta dissertação também investigou o papel de atividades de compreensão auditiva como uma proposta metodológica alternativa, visando promover o desenvolvimento pragmático. Um projeto empírico, que incluiu um projeto de sala de aula com um grupo de oito aprendizes preparando-se para o exame IELTS, corroborou as seguintes hipóteses: a fim de atingir proficiência em compreensão auditiva, aprendizes necessitam de prática inferencial, visto que inferências semânticas e pragmáticas inserem-se na comunicação verbal; aspectos semânticos e pragmáticos, que afetam a significação dos enunciados, podem ser destacados através de atividades de compreensão auditiva que enfocam sub-habilidades específicas de compreensão auditiva. Os resultados do projeto de sala de aula sugeriram que atividades de compreensão auditiva têm o potencial de aprimorar diretamente a sub-competência inferencial, mas foram inconclusivos com relação às sub-competências conversacional-interacional e sociolinguística. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422062.pdf: 8242849 bytes, checksum: 5a9459630fdea637d434b0380d0d4fc5 (MD5) Previous issue date: 2010-01-18 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10096/422062.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGUÍSTICA | por |
dc.subject | PRAGMÁTICA | por |
dc.subject | SEMÂNTICA | por |
dc.subject | INFERÊNCIA | por |
dc.subject | COMUNICAÇÃO ORAL | por |
dc.subject | COMPREENSÃO DA LÍNGUA FALADA | por |
dc.subject | AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA | por |
dc.subject | FILOSOFIA DA LINGUAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | The enhancement of pragmatic competencies via listening activities | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
422062.pdf | Texto Completo | 8,05 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.