Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1943
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bublitz, Grasiela Kieling | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5536348244806886 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Vera Wannmacher | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:58Z | - |
dc.date.available | 2010-03-19 | - |
dc.date.issued | 2010-01-06 | - |
dc.identifier.citation | BUBLITZ, Grasiela Kieling. Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental. 2010. 149 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1943 | - |
dc.description.resumo | Esta tese, intitulada Processo de Leitura e Escrita e Consciência Linguística de crianças que ingressam aos seis anos no Ensino Fundamental, descreve e analisa, por meio de instrumentos específicos, a leitura, a escrita e a consciência linguística (fonológica, sintática e semântico/pragmática) de crianças que ingressam aos seis anos no Ensino Fundamental. A aplicação dos testes foi realizada em 14 sujeitos (8 meninas e 6 meninos), todos com 6 anos completos. O objetivo foi analisar e comparar os índices obtidos por todo o grupo e especificamente pelos meninos e pelas meninas. Os resultados permitiram observar a estreita relação entre a leitura, a escrita e a consciência linguística desses sujeitos que se encontram na mesma faixa etária. Além disso, foi possível relacionar esses índices com os pareceres elaborados pelas professoras do 1º ano sobre a evolução da linguagem das crianças sob outro ponto de vista. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421818.pdf: 3127982 bytes, checksum: b4b691ff2a7d0cc4a8affe0a8d4f445b (MD5) Previous issue date: 2010-01-06 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10004/421818.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGUÍSTICA | por |
dc.subject | LEITURA | por |
dc.subject | ESCRITA | por |
dc.subject | ENSINO FUNDAMENTAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Processo de leitura e escrita e consciência linguística de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
421818.pdf | Texto Completo | 3,05 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.