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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1938
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Battistella, Tarsila Rubin | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5774039857178146 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lamprecht, Regina Ritter | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728488T6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:56Z | - |
dc.date.available | 2010-03-18 | - |
dc.date.issued | 2010-01-11 | - |
dc.identifier.citation | BATTISTELLA, Tarsila Rubin. A relação entre a percepção, a produção e a consciência fonológica na aprendizagem do inglês como língua estrangeira. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1938 | - |
dc.description.resumo | Este estudo possui como objetivo geral averiguar a adequação do uso das vogais do inglês americano como L2 (i ː, a ː, ɔ ː, u ː, ɜ ː, ɪ, æ, ɔ, ʊ, ɛ, ʌ, ə) por falantes nativos do português brasileiro. Para tanto se traçou cinco objetivos específicos: investigar, através de um teste de produção, se os aprendizes de inglês distinguem as vogais da L2 que não são semelhantes às da L1; averiguar, através de um teste de consciência da própria produção, se os aprendizes possuem consciência da diferença entre as vogais do inglês; pesquisar se há transferência interlingüística (do português para o inglês) do sistema da L1 do aprendiz na L2; verificar se a transferência da língua materna do aprendiz tende a diminuir nos aprendizes mais avançados no idioma; descobrir quais vogais da L2 os aprendizes adquirem mais cedo, sendo capazes de produzi-las livremente e com uma maior facilidade. A amostra foi constituída por trinta alunos falantes do português e em processo de aprendizagem do inglês, do ensino médio de uma escola privada, do interior do estado do Rio Grande do Sul. Foram avaliadas a produção, a percepção e a consciência da própria produção dos sujeitos. Os instrumentos utilizados apresentam tarefas relacionadas à produção de frases com as vogais-alvo, percepção e de consciência fonológica. Os resultados foram avaliados de uma maneira qualitativa, quantitativa e estatística através do programa SPSS (versão 15.0), e mostram uma relação intrínseca entre os testes de percepção, produção e consciência fonológica. Os resultados apontam que os três testes aplicados aos alunos (produção, percepção e consciência fonológica) estão intimamente relacionados. Para produzir as vogais em inglês os alunos precisam percebê-las num momento anterior, ou seja, é preciso uma reflexão e percepção, para que depois ocorra a manipulação das unidades sonoras. A partir dos resultados foi possível concluir que é necessário o desenvolvimento de tarefas de consciência em sala de aula, como o reconhecimento de fonemas, rimas e sons, que auxiliam o aprendiz a melhorar o seu desempenho na aquisição da L2 e a reconhecer estruturas que não fazem parte de seu inventário sonoro. A explicitação do sistema de sons por parte do professor em sala de aula seja com brincadeiras, jogos, músicas, tudo que envolva o aspecto lúdico, é muito relevante para a aquisição e o desenvolvimento da consciência dos fonemas da L2. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421803.pdf: 4893845 bytes, checksum: 803c43c514a1804b0f31a0abc9baac3c (MD5) Previous issue date: 2010-01-11 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9923/421803.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGUÍSTICA | por |
dc.subject | INGLÊS - APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA | por |
dc.subject | INGLÊS - FONOLOGIA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | A relação entre a percepção, a produção e a consciência fonológica na aprendizagem do inglês como língua estrangeira | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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421803.pdf | Texto Completo | 4,78 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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