Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Laiza Karine-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6562674983727666por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Vera Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987P2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:37:53Z-
dc.date.available2009-12-02-
dc.date.issued2009-08-24-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Laiza Karine. A leitura do conto de fadas e o desenvolvimento do imaginário infantil. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1927-
dc.description.resumoO presente trabalho consiste na elaboração e na aplicação do método OFICINA DE LEITURA: imaginação e criação, que tem como intuito estudar o desenvolvimento do imaginário infantil, através da análise de textos produzidos por quinze crianças de 3ª e 4ª séries da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor Leopoldo Neis da Congregação de Irmãs do Hospital Divina Providência de Porto Alegre/RS, a partir da leitura que as mesmas fazem dos contos de fadas dos Irmãos Grimm. Para tanto, são apresentados, primeiramente, os pressupostos teóricos sobre infância, literatura infantil, conto de fadas e imaginário/imaginação. No segundo momento, são descritas as nove oficinas de leitura, em suas cinco etapas (estímulo para leitura, leitura do conto, imaginário em ação, imaginação criativa e trocas criativas). No terceiro, que se divide em dois momentos (Abertura à imaginação e Asas à imaginação), são analisados, com base nos fundamentos teóricos citados, os textos produzidos pelas crianças nas atividades inicial e final, e nas criações de histórias, desencadeadas pelo estímulo dado após a leitura de cada conto de fadas. Por fim, a conclusão apresenta os resultados alcançados, que evidenciam o desenvolvimento do imaginário das crianças a partir da leitura de contos de fadas em um espaço lúdico.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:37:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 418783.pdf: 2089262 bytes, checksum: 8548557291e75f762c5662121c294260 (MD5) Previous issue date: 2009-08-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9937/418783.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLEITURA - CRIANÇASpor
dc.subjectLITERATURA INFANTILpor
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.subjectIMAGINAÇÃO - CRIANÇASpor
dc.subjectDESENVOLVIMENTO INFANTILpor
dc.subjectCONTOS DE FADApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA leitura do conto de fadas e o desenvolvimento do imaginário infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
418783.pdfTexto Completo2,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.