Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1927
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gonçalves, Laiza Karine | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6562674983727666 | por |
dc.contributor.advisor1 | Aguiar, Vera Teixeira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987P2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:53Z | - |
dc.date.available | 2009-12-02 | - |
dc.date.issued | 2009-08-24 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Laiza Karine. A leitura do conto de fadas e o desenvolvimento do imaginário infantil. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1927 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste na elaboração e na aplicação do método OFICINA DE LEITURA: imaginação e criação, que tem como intuito estudar o desenvolvimento do imaginário infantil, através da análise de textos produzidos por quinze crianças de 3ª e 4ª séries da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor Leopoldo Neis da Congregação de Irmãs do Hospital Divina Providência de Porto Alegre/RS, a partir da leitura que as mesmas fazem dos contos de fadas dos Irmãos Grimm. Para tanto, são apresentados, primeiramente, os pressupostos teóricos sobre infância, literatura infantil, conto de fadas e imaginário/imaginação. No segundo momento, são descritas as nove oficinas de leitura, em suas cinco etapas (estímulo para leitura, leitura do conto, imaginário em ação, imaginação criativa e trocas criativas). No terceiro, que se divide em dois momentos (Abertura à imaginação e Asas à imaginação), são analisados, com base nos fundamentos teóricos citados, os textos produzidos pelas crianças nas atividades inicial e final, e nas criações de histórias, desencadeadas pelo estímulo dado após a leitura de cada conto de fadas. Por fim, a conclusão apresenta os resultados alcançados, que evidenciam o desenvolvimento do imaginário das crianças a partir da leitura de contos de fadas em um espaço lúdico. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 418783.pdf: 2089262 bytes, checksum: 8548557291e75f762c5662121c294260 (MD5) Previous issue date: 2009-08-24 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9937/418783.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LEITURA - CRIANÇAS | por |
dc.subject | LITERATURA INFANTIL | por |
dc.subject | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject | IMAGINAÇÃO - CRIANÇAS | por |
dc.subject | DESENVOLVIMENTO INFANTIL | por |
dc.subject | CONTOS DE FADA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | A leitura do conto de fadas e o desenvolvimento do imaginário infantil | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
418783.pdf | Texto Completo | 2,04 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.