Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1908
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Vera Regina Silva da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779486Y8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Vera Wannmacher | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:48Z | - |
dc.date.available | 2009-06-05 | - |
dc.date.issued | 2009-01-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vera Regina Silva da. Um estudo com crianças de 3ª série do ensino fundamental sobre compreensão de histórias infantis, procedimentos de leitura e nível de satisfação : uma interface psicolinguística e literatura. 2009. 219 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1908 | - |
dc.description.resumo | A Psicolinguística tem estudado o quanto uma criança entende o que está escrito no texto, o nível de profundidade de leitura que ela emprega para compreendê-lo e o quanto ela fica satisfeita com leitura de histórias infantis. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a compreensão leitora por crianças de 3ª série da Educação Básica do Ensino Fundamental, os níveis de profundidade de compreensão que ela desenvolve, os procedimentos de leitura utilizados e o nível de satisfação a partir de três situações de pesquisa: (S1) ler sozinho uma história; (S2) escutar alguém lendo uma história e depois ler essa mesma história. E (S3), ouvir alguém contando uma história, depois lê-la sozinho. Foram aplicados seis testes para análise da compreensão; através de um reconto das histórias, questões de perguntas e respostas sobre a compreensão, incluindo questões sobre os níveis de profundidade da compreensão; análise dos procedimentos de leitura (manuseio do livro e tempo de leitura) e do grau de satisfação leitora em 15 crianças de 3ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Os dados coletados demonstraram que a compreensão leitora das crianças ficou entre 50 e 74,25% do escore total, o nível de profundidade da compreensão da leitura demonstrado pelas crianças está no nível explícito; os procedimentos de leitura contribuíram de forma positiva para a compreensão das crianças. Quanto ao nível de satisfação, os sujeitos pesquisados deram preferência a que alguém leia uma história infantil para elas, compreenderam melhor a partir de situações de leitura em que elas ouviram a história lida por outra pessoa e que depois elas mesmas leram. Este fato corrobora a ideia de que o reforço de leitura de livros de literatura infantil favorece a compreensão. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412931.pdf: 1640952 bytes, checksum: d93e118512cabea40cb6feb219ab6ed6 (MD5) Previous issue date: 2009-01-28 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9920/412931.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PSICOLINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | LEITURA - COMPREENSÃO | por |
dc.subject | LITERATURA INFANTIL | por |
dc.subject | LEITURA - CRIANÇAS | por |
dc.subject | LEITURA - ENSINO FUNDAMENTAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Um estudo com crianças de 3ª série do ensino fundamental sobre compreensão de histórias infantis, procedimentos de leitura e nível de satisfação : uma interface psicolinguística e literatura | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
412931.pdf | Texto Completo | 1.6 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.