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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1907
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DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Maria Clara Corsini | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239280Z5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ibaños, Ana Maria Tramunt | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:47Z | - |
dc.date.available | 2009-06-04 | - |
dc.date.issued | 2009-01-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Clara Corsini. Estudo dos clusters : um problema de parametrização para a aprendizagem do inglês como língua estrangeira. 2009. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1907 | - |
dc.description.resumo | O objetivo principal desta dissertação é a realização de um estudo descritivo e explanatório sobre o fenômeno sintático cluster em uma abordagem gerativista, tendo em vista sua importância para a aprendizagem da língua inglesa por aprendizes brasileiros. Para que tal meta fosse alcançada tivemos como motivação inicial o fato, constatado por muitos professores de inglês, que grande parte dos alunos brasileiros têm dificuldade em processar esses grupos nominais, típicos da língua inglesa. Partimos da hipótese que a aprendizagem dessas estruturas é problemática para falantes da língua portuguesa por uma questão de variação paramétrica entre o português e o inglês, uma vez que as referidas línguas seguem padrões estruturais diferentes. Em nosso trabalho, primeiramente, procedemos a uma revisão bibliográfica sobre a aquisição da segunda língua a partir do Gerativismo, abordando as questões mais relevantes que envolvem o tema como o acesso à GU na ótica de diferentes pesquisadores, o papel exercido pela língua materna na aquisição da L2, a parametrização de adjetivos nas referidas línguas e uma análise e explanação sobre os clusters. A fim de enriquecer a discussão teórica, buscamos dados empíricos através de uma pesquisa exemplificatória que investigasse o desempenho de alunos brasileiros e que confirmasse ou não nossas hipóteses iniciais. Como contribuição, esperamos que este trabalho sirva como reflexão para os professores de inglês e que os auxilie em sua prática docente. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410386.pdf: 795312 bytes, checksum: 547bf302dd1005194cf08507deadb226 (MD5) Previous issue date: 2009-01-08 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9872/410386.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | INGLÊS - ENSINO | por |
dc.subject | AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Estudo dos clusters : um problema de parametrização para a aprendizagem do inglês como língua estrangeira | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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File | Description | Size | Format | |
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410386.pdf | Texto Completo | 776.67 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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