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dc.creatorSilva, Maria Clara Corsini-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239280Z5por
dc.contributor.advisor1Ibaños, Ana Maria Tramunt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:37:47Z-
dc.date.available2009-06-04-
dc.date.issued2009-01-08-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Clara Corsini. Estudo dos clusters : um problema de parametrização para a aprendizagem do inglês como língua estrangeira. 2009. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1907-
dc.description.resumoO objetivo principal desta dissertação é a realização de um estudo descritivo e explanatório sobre o fenômeno sintático cluster em uma abordagem gerativista, tendo em vista sua importância para a aprendizagem da língua inglesa por aprendizes brasileiros. Para que tal meta fosse alcançada tivemos como motivação inicial o fato, constatado por muitos professores de inglês, que grande parte dos alunos brasileiros têm dificuldade em processar esses grupos nominais, típicos da língua inglesa. Partimos da hipótese que a aprendizagem dessas estruturas é problemática para falantes da língua portuguesa por uma questão de variação paramétrica entre o português e o inglês, uma vez que as referidas línguas seguem padrões estruturais diferentes. Em nosso trabalho, primeiramente, procedemos a uma revisão bibliográfica sobre a aquisição da segunda língua a partir do Gerativismo, abordando as questões mais relevantes que envolvem o tema como o acesso à GU na ótica de diferentes pesquisadores, o papel exercido pela língua materna na aquisição da L2, a parametrização de adjetivos nas referidas línguas e uma análise e explanação sobre os clusters. A fim de enriquecer a discussão teórica, buscamos dados empíricos através de uma pesquisa exemplificatória que investigasse o desempenho de alunos brasileiros e que confirmasse ou não nossas hipóteses iniciais. Como contribuição, esperamos que este trabalho sirva como reflexão para os professores de inglês e que os auxilie em sua prática docente.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:37:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410386.pdf: 795312 bytes, checksum: 547bf302dd1005194cf08507deadb226 (MD5) Previous issue date: 2009-01-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9872/410386.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGÜÍSTICApor
dc.subjectINGLÊS - ENSINOpor
dc.subjectAQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleEstudo dos clusters : um problema de parametrização para a aprendizagem do inglês como língua estrangeirapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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