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dc.creatorVidor, Deisi Cristina Gollo Marques-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791846Z6por
dc.contributor.advisor1Lamprecht, Regina Ritter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728488T6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:37:40Z-
dc.date.available2008-11-26-
dc.date.issued2008-08-28-
dc.identifier.citationVIDOR, Deisi Cristina Gollo Marques. Aquisição lexical inicial por crianças falantes de português brasileiro : discussão do fênomeno da explosão do vocabulário e da atuação da hipótese do viés nominal. 2008. 318 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1883-
dc.description.resumoO presente estudo integra-se às pesquisas realizadas no CEAAL - Centro de Estudos sobre Aquisição e Aprendizagem da Linguagem da PUCRS, discutindo a aquisição do léxico por crianças falantes de português brasileiro. Especificamente, este estudo visa a responder sobre a existência do fenômeno de explosão de vocabulário (e a idade em que o mesmo acontece) e a atuação da hipótese do viés nominal durante a aquisição lexical inicial nesta língua específica. Para isso, foram analisados dados coletados em áudio de quatro crianças monolíngues, com idades entre um e três anos, de forma longitudinal. Esses dados foram transcritos, classificados e analisados lingüística e estatisticamente, a fim de caracterizar o léxico inicial destas crianças. No que se refere à explosão de vocabulário, constatou-se que a maioria das crianças estudadas apresentou esse período de crescimento vertiginoso no número de itens lexicais em torno dos dois anos de idade, quando seus vocabulários variavam entre 0-100 palavras. Caracteristicamente, este fenômeno foi marcado por um aumento nas palavras de conteúdo, em especial da classe dos substantivos. Quanto à hipótese do viés nominal, os dados desta pesquisa apontam para a atuação da versão fraca desta hipótese, caracterizada pela prevalência de substantivos em relação aos verbos nos períodos iniciais de aquisição lexical. Com isso, corroboram-se os achados descritos na literatura para outras línguas, em especial as ocidentais, e busca-se ampliar a discussão da aquisição lexical através de dados do português brasileiro que possam fomentar a discussão a respeito do que é universal e do que é específico de cada língua no processo de aquisição da linguagempor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:37:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407213.pdf: 7077700 bytes, checksum: 6b55b82d99f50663fbdd6dd74a0f5828 (MD5) Previous issue date: 2008-08-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9750/407213.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFONOLOGIA - CRIANÇASpor
dc.subjectAQUISIÇÃO DA LINGUAGEMpor
dc.subjectPORTUGUÊSpor
dc.subjectLINGUAGEM - CRIANÇASpor
dc.subjectLEXICOLOGIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAquisição lexical inicial por crianças falantes de português brasileiro : discussão do fênomeno da explosão do vocabulário e da atuação da hipótese do viés nominalpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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