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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1881
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Scherer, Ana Paula Rigatti | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777738T9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lamprecht, Regina Ritter | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728488T6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:39Z | - |
dc.date.available | 2008-10-31 | - |
dc.date.issued | 2008-07-30 | - |
dc.identifier.citation | SCHERER, Ana Paula Rigatti. Consciência fonológica e explicitação do princípio alfabético : importância para o ensino da língua escrita. 2008. 233 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1881 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa trata da importância da consciência fonológica e da explicitação do princípio alfabético durante a aprendizagem da escrita. O estudo foi realizado em dez turmas de alfabetização da rede municipal de Guaíba-RS, sendo que cinco delas foram alfabetizadas por uma abordagem que incluía explicitação do princípio alfabético e atividades de consciência fonológica (Grupo Experimental) e as outras cinco sem este tipo de abordagem (Grupo Controle). As professoras das turmas do Grupo Experimental receberam treinamento da pesquisadora no ano anterior à pesquisa para a utilização desta abordagem diferenciada, sendo que as demais não o receberam. Todos os sujeitos (Grupo Experimental e Controle) foram avaliados durante um ano letivo, nos meses de março, julho e novembro. Em cada etapa era realizada uma coleta da escrita do aluno e aplicação do instrumento de avaliação da consciência fonológica (CONFIAS, Moojen et al., 2003). Ao longo do ano a pesquisadora também observava a atuação das professoras em sala de aula e o tipo de atividades realizadas com os alunos. Verificou-se que na avaliação do mês de julho a maioria dos alunos do Grupo Experimental já estava com a hipótese alfabética de escrita e que para o Grupo Controle isso só ocorreu na avaliação de novembro. Concomitante a isso, o Grupo Experimental obteve melhor desempenho na consciência fonológica, apresentando crescimento significativo a cada aplicação do CONFIAS. Nas observações em sala de aula verificou-se que, além do ensino das correspondências letrasom e atividades de consciência fonológica, as professoras do Grupo Experimental proporcionavam um ambiente rico em letramento utilizando desde o início do ano materiais escritos diversos, evitando atividades de cópia e repetição. Conclui-se que utilizar a explicitação do princípio alfabético e atividades de reflexão fonológica leva a um melhor desempenho na escrita e na consciência fonológica de alunos em processo de alfabetização. Essa abordagem pode ser uma proposta para melhorar o desempenho na escrita e na leitura dos alunos brasileiros, contudo, deve haver investimento na formação do professor quanto ao conhecimento dos princípios lingüísticos para a alfabetização. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 405242.pdf: 1108982 bytes, checksum: cddc71ad296dbeb72e794649bc84e8c5 (MD5) Previous issue date: 2008-07-30 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9889/405242.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | FONOLOGIA | por |
dc.subject | ALFABETIZAÇÃO | por |
dc.subject | ESCRITA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Consciência fonológica e explicitação do princípio alfabético : importância para o ensino da língua escrita | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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405242.pdf | Texto Completo | 1,08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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