Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1880
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pozenato, Maria Helena Menegotto | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751025U8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ibaños, Ana Maria Tramunt | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:39Z | - |
dc.date.available | 2008-10-07 | - |
dc.date.issued | 2008-07-28 | - |
dc.identifier.citation | POZENATO, Maria Helena Menegotto. Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street. 2008. 119 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1880 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve por objetivo investigar a possibilidade de utilização da Análise Semântica Latente (ASL), por meio do programa Summary Street, para aulas de produção de resumos em turmas de alunos considerados estudantes avançados de inglês como língua estrangeira. Os aspectos teóricos buscaram recuperar informações sobre a linha de pesquisa em que se insere a proposta (o paradigma Conexionista) e suas relações com outros paradigmas cognitivistas, bem como sobre a produção de resumos em ambientes escolares. Embasam esses assuntos autores como Foucambert (1994), Poersch (1998; 2003a; 2003b), Adriana Rossa (2005), Carlos Rossa (2004; 2005), Paulino (2001), Barbisan (2002), Kato (2003), Eysenck e Keane (2004), entre muitos outros. A pesquisa em especial buscou comparar a produção de resumos por alunos acompanhados por um professor (em metodologia tradicional de ensino) e a produção de resumos por alunos acompanhados pelo tutor on-line Summary Street. Os resultados do trabalho apontam para duas direções distintas: a primeira leva a identificar a inovação tecnológica no ensino como um instrumento importante para a aprendizagem, desde que o aluno perceba que seu comportamento também precisa ser modificado para o melhor aproveitamento de novas ferramentas; a segunda permite afirmar que o trabalho do professor ainda é e provavelmente o será por muito tempo determinante para o sucesso da aprendizagem, ao se considerar a orientação mais ampla dada aos aprendentes, em especial aos que fazem uso concomitante da ferramenta tecnológica e das observações do profissional do ensino. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 405644.pdf: 2668124 bytes, checksum: 53a21db626f6acf8b4b85e0c1035b758 (MD5) Previous issue date: 2008-07-28 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9856/405644.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | RESUMOS - ELABORAÇÃO | por |
dc.subject | INGLÊS - APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | SEMÂNTICA | por |
dc.subject | LEITURA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Produção de resumos escolares descritivos em língua estrangeira : uma avaliação da aplicação da Análise Semântica Latente pelo programa Summary Street | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
405644.pdf | Texto Completo | 2,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.