Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1873
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Piccini, Maurício da Silveira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704977Y6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Aguiar, Vera Teixeira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987P2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:38Z | - |
dc.date.available | 2008-06-25 | - |
dc.date.issued | 2008-03-10 | - |
dc.identifier.citation | PICCINI, Maurício da Silveira. Por uma teoria das supercordas da narrativa. 2008. 88 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1873 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação de Mestrado constitui-se em uma proposta de modelo para a análise das narrativas hipertextuais em jogos eletrônicos. Embasa-se na Teoria da Literatura, valendo-se das estruturas narrativas descritas por Vladimir Propp, Claude Bremond e Algirdas Greimas, nos conceitos de interação e hipertextualidade das áreas de Comunicação e Informática e nos estudos sobre processos de jogo e de leitura. Apresenta a testagem desses conceitos através de sua aplicação na análise do jogo de computador Elder s Scroll IV: Oblivion. A partir dessa análise, propõe adaptações dos conceitos de estrutura narrativa e um novo modelo de análise para os jogos de narrativa hipertextual. Esse modelo final contempla o impacto potencial das diferenças de conceitos utilizados na criação de narrativas pela Literatura e pela Informática, em especial, o papel do leitor (no caso, também jogador) no processo de construção da narrativa. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399940.pdf: 508390 bytes, checksum: 502e42551812c09570e7e128c1f5cac3 (MD5) Previous issue date: 2008-03-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9860/399940.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | TEORIA LITERÁRIA | por |
dc.subject | NARRATIVA - ANÁLISE LITERÁRIA | por |
dc.subject | JOGOS ELETRÔNICOS | por |
dc.subject | HIPERTEXTO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Por uma teoria das supercordas da narrativa | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
399940.pdf | Texto Completo | 496,47 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.