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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1867
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rörig, Cristina | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798463Z6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Barbisan, Leci Borges | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799795D1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:36Z | - |
dc.date.available | 2008-06-09 | - |
dc.date.issued | 2008-01-10 | - |
dc.identifier.citation | RÖRIG, Cristina. A leitura em língua inglesa pela teoria da argumentação na língua. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1867 | - |
dc.description.resumo | O objetivo maior deste trabalho é o de propor a leitura em língua inglesa pela Teoria da Argumentação na Língua (TAL) a qual preconiza que a argumentação está na língua. Esse estudo insere-se na área da Semântica Argumentativa de Oswald Ducrot e colaboradores. Para a realização da presente proposta, foram selecionados seis discursos em língua inglesa de livros didáticos de ensino médio para análise pela TAL. Foram identificados os encadeamentos argumentativos que constituem o discurso, que são as unidades de sentido, e estudados com base em conceitos da segunda fase da TAL (Polifonia), e da terceira fase (Teoria dos Blocos Semânticos). Analisou-se também a proposta de leitura dos livros didáticos, para verificar qual abordagem teórica é adotada por esses materiais. Conclui-se o trabalho com uma reflexão sobre a construção do sentido no discurso. A TAL considera a construção do discurso com base nos elementos lingüísticos, na enunciação, e explica a construção de sentido na e pela linguagem. O presente estudo do discurso em língua inglesa pela TAL oferece, dessa forma, subsídios teóricos para o professor de língua inglesa e complementa os trabalhos realizados à luz de outras teorias. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399685.pdf: 24676014 bytes, checksum: 53877f66a60e6ed687957b9a4cccd329 (MD5) Previous issue date: 2008-01-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9893/399685.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | INGLÊS - ENSINO | por |
dc.subject | LINGÜÍSTICA | por |
dc.subject | SEMÂNTICA | por |
dc.subject | ARGUMENTAÇÃO | por |
dc.subject | LEITURA | por |
dc.subject | ANÁLISE DO DISCURSO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | A leitura em língua inglesa pela teoria da argumentação na língua | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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399685.pdf | Texto Completo | 24,1 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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