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dc.creatorRörig, Cristina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798463Z6por
dc.contributor.advisor1Barbisan, Leci Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799795D1por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:37:36Z-
dc.date.available2008-06-09-
dc.date.issued2008-01-10-
dc.identifier.citationRÖRIG, Cristina. A leitura em língua inglesa pela teoria da argumentação na língua. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1867-
dc.description.resumoO objetivo maior deste trabalho é o de propor a leitura em língua inglesa pela Teoria da Argumentação na Língua (TAL) a qual preconiza que a argumentação está na língua. Esse estudo insere-se na área da Semântica Argumentativa de Oswald Ducrot e colaboradores. Para a realização da presente proposta, foram selecionados seis discursos em língua inglesa de livros didáticos de ensino médio para análise pela TAL. Foram identificados os encadeamentos argumentativos que constituem o discurso, que são as unidades de sentido, e estudados com base em conceitos da segunda fase da TAL (Polifonia), e da terceira fase (Teoria dos Blocos Semânticos). Analisou-se também a proposta de leitura dos livros didáticos, para verificar qual abordagem teórica é adotada por esses materiais. Conclui-se o trabalho com uma reflexão sobre a construção do sentido no discurso. A TAL considera a construção do discurso com base nos elementos lingüísticos, na enunciação, e explica a construção de sentido na e pela linguagem. O presente estudo do discurso em língua inglesa pela TAL oferece, dessa forma, subsídios teóricos para o professor de língua inglesa e complementa os trabalhos realizados à luz de outras teorias.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:37:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399685.pdf: 24676014 bytes, checksum: 53877f66a60e6ed687957b9a4cccd329 (MD5) Previous issue date: 2008-01-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9893/399685.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectINGLÊS - ENSINOpor
dc.subjectLINGÜÍSTICApor
dc.subjectSEMÂNTICApor
dc.subjectARGUMENTAÇÃOpor
dc.subjectLEITURApor
dc.subjectANÁLISE DO DISCURSOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA leitura em língua inglesa pela teoria da argumentação na línguapor
dc.typeDissertaçãopor
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